Raquel Lyra e João Campos ganham em categorias do prêmio Brasil sem Fome

Gestão de Raquel Lyra ganhou em duas categorias, enquanto João Campos e Rodrigo Pinheiro receberam prêmios municipais. Pernambuco foi o 3º mais premiado

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 18/12/2025, às 10h12 - Atualizado às 11h08

Roberta Aline / MDS
Roberta Aline / MDS

Pernambuco conquistou quatro prêmios no total: dois para o Governo do Estado, um para o Recife e um para Caruaru.

Raquel Lyra foi premiada pela expansão do SISAN e pelo programa de cozinhas comunitárias, que já serviu 20,5 milhões de refeições.

João Campos recebeu o prêmio de "Boas Práticas" por ações como o Cartão Alimentação e o Gás do Povo.

O evento ocorreu em Brasília e foi organizado pelo ministério comandado por Wellington Dias.

Na quarta-feira (17), o Governo de Pernambuco e as prefeituras do Recife e de Caruaru receberam destaque nacional na primeira edição do Prêmio Brasil Sem Fome.

A gestão da governadora Raquel Lyra (PSD) conquistou duas premiações estaduais e as administrações dos prefeitos João Campos (PSB) e Rodrigo Pinheiro (PSDB) receberam prêmios na categoria de iniciativas municipais.

Pernambuco foi o terceiro estado mais premiado do país, com quatro troféus, dois estaduais e dois municipais. Os dois maiores estados nas premiações também foram do Nordeste, estando empatados o Ceará e a Bahia

Estado vence em governança e práticas

A Secretaria de Assistência Social (SAS) de Pernambuco levou os prêmios nas categorias "Bom Funcionamento das Instâncias do SISAN" e "Boas Práticas de Combate à Fome". O secretário Felipe Medeiros representou o estado na cerimônia.

Segundo dados apresentados pela gestão estadual, o reconhecimento vem da expansão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). No início de 2023, apenas dois municípios integravam o sistema; hoje, o número chega a 120.

Outro pilar da premiação foi o programa Bom Prato (antigo Tá na Mesa/Cozinha Comunitária). De acordo com o balanço atualizado, o estado contabiliza 245 cozinhas implantadas e outras 104 em fase de implantação. Ao todo, a rede já serviu 20,5 milhões de refeições.

Além da segurança alimentar, o governo estadual reforçou a rede de proteção com o programa "Mães de Pernambuco", que paga R$ 300 mensais a mães vulneráveis, e pactuou R$ 111 milhões para assistência social em 2025, um aumento de 30% em relação ao ano anterior.

Na esfera municipal, Recife e Caruaru venceram na categoria "Boas Práticas de Combate à Fome", ao lado de outras 17 cidades do país.

A gestão de João Campos também inaugurou recentemente o primeiro Centro Integrado de Atenção à População em Situação de Rua (CINPOP), em Santo Amaro.

Caruaru, sob gestão de Rodrigo Pinheiro, foi a única cidade do interior pernambucano a figurar na lista de vencedores na categoria de boas práticas.

Contexto Nacional

O ministro Wellington Dias (MDS) afirmou durante o evento que o Brasil vive um momento de virada social, citando a saída do país do Mapa da Fome da ONU e a redução dos índices de pobreza divulgados pelo IBGE.

"Muitas pessoas que recebiam o Bolsa Família superaram a pobreza e hoje ajudam a construir esse país", declarou o ministro.