O evento acontece neste fim de semana e reúne 39 times em diferentes modalidades. Os Compaz da Prefeitura do Recife receberão as partidas
por Clara Nilo
Publicado em 19/09/2025, às 09h34 - Atualizado às 09h50
A 5ª edição dos Jogos do Orgulho do Recife terá início neste fim de semana e une esporte, cidadania e diversidade, com o objetivo de valorizar a comunidade LGBTQIAPN+ por meio de competições esportivas gratuitas e abertas ao público.
Os jogos serão no sábado (20) e domingo (21), com partidas em diversos Centros Comunitários da Paz (Compaz) da cidade e na quadra da Ilha do Retiro, nos turnos da manhã e tarde.
Este ano, 39 equipes se inscreveram para disputar as modalidades vôlei, futsal e queimado. As partidas contam com categorias masculina, feminina e mista, a depender da modalidade. O time campeão leva, além do troféu, uma premiação surpresa, enquanto os segundos e terceiros colocados recebem medalhas.
“Mais do que celebrar o direito ao esporte e ao lazer, os Jogos do Orgulho fortalecem a convivência, o combate à discriminação e a promoção da equidade social. A cada edição, o evento se consolida como um marco no calendário da cidade”, destacou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.
A atleta Safira Hiorrana (23) participa desde a primeira edição e reforçou a importância da iniciativa para gerar visibilidade a modalidades antes pouco reconhecidas, como o queimado. “Esse esporte cresceu, agora temos federação, competições com outros estados. Essa visibilidade veio com esse evento maravilhoso”, disse ela.
As semifinais e finais serão disputadas no dia 27 de setembro, a partir das 8h, na quadra do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com apresentações artísticas e DJs. As equipes femininas de futsal entram em campo a partir da semifinal.
A iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, em parceria com as secretarias de Esportes, Cidadania e Cultura de Paz, e Mulher, além do apoio da UFPE, da Red Bull e do Sport Club do Recife.
Leia também