Lula Cabral faz reuniões em Brasília com ministros e parlamentares de olho em oportunidades para o Cabo de Santo Agostinho, como refinaria Abreu e Lima
por Jamildo Melo
Publicado em 20/03/2025, às 11h56 - Atualizado às 12h45
O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, acompanhado de seu vice, Jamerson Batera, realizou uma série de reuniões estratégicas em Brasília nos últimos dois dias.
O objetivo foi alinhar projetos e buscar recursos junto ao Executivo e Legislativo Federal.
Entre as pautas prioritárias, destacou-se o início das obras do Trem Dois da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), previsto para começar ainda neste semestre.
Durante uma audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, Lula Cabral obteve detalhes sobre o projeto, que promete gerar mais de 30 mil empregos e impulsionar o crescimento populacional na Região Metropolitana Sul.
A retomada do projeto da ampliação da refinaria foi revelada pelo site Jamildo.com, ainda em dezembro de 2022, logo depois das eleições presidenciais. Lula buscava se contrapor ao governo Bolsonaro, que havia colocado a refinaria à venda, sem sucesso.
Em outro encontro, desta vez com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o prefeito discutiu estratégias para mitigar os impactos sociais decorrentes do aumento populacional.
“O Cabo já vivenciou os desafios de um grande êxodo temporário e, com o apoio do Governo Federal, trabalharemos para maximizar os benefícios e reduzir os problemas”, afirmou Lula Cabral.
“O cabo já viveu, anteriormente, a experiência da chegada de uma imensa massa de trabalhadores e conhece bem os impactos positivos e negativos desse tipo de êxodo temporário. E é exatamente por isso que queremos, e vamos, trabalhar de forma coordenada, com o apoio do Governo Federal, para potencializar os benefícios e minimizar os problemas”, afirmou, em informe ao site Jamildo.com
Além disso, Lula Cabral se reuniu com o deputado federal Felipe Carreras para tratar da captação de recursos destinados ao desenvolvimento do município. A agenda reflete o compromisso da gestão em garantir avanços estruturais e sociais para o Cabo de Santo Agostinho.