Chuva histórica de quase 200mm em 24 horas deixa rastro de destruição e mortes; em alerta máximo veja ações da Prefeitura para mitigar os impactos
por Yan Lucca
Publicado em 06/02/2025, às 12h37
A cidade do Recife registrou a maior chuva já documentada no mês de fevereiro, com um acumulado de quase 200 mm em 24 horas. O volume ultrapassou a média histórica do mês, que é de 91,4 mm, e superou o recorde anterior de 2009, quando foram registrados 122,8 mm em um único dia.
Diante do cenário, a Prefeitura mantém o estado de Alerta Máximo e reforça a recomendação para que a população evite deslocamentos, principalmente em áreas de morro e encostas, devido ao alto risco de deslizamentos.
Mesmo com a previsão de diminuição das chuvas, a saturação do solo segue como um fator de risco, exigindo atenção redobrada das equipes de emergência e dos moradores de áreas vulneráveis.
As fortes chuvas já deixaram quatro mortos na capital pernambucana. A tragédia mais recente ocorreu na madrugada desta quinta-feira (6), quando uma barreira deslizou no Córrego da Bica, em Passarinho, Zona Norte do Recife, atingindo uma residência e matando uma mãe e sua filha de 23 anos. Os corpos foram localizados por volta das 6h30, após o Corpo de Bombeiros ser acionado às 4h.
Na quarta-feira (5), outras duas mortes foram registradas. Um homem morreu após sofrer choque elétrico no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. Já no bairro da Estância, na Zona Oeste, outro homem foi encontrado sem vida, com a suspeita de que tenha sido arrastado pela correnteza.
Na Região Metropolitana do Recife, o total de mortes provocadas pelas chuvas chegou a seis.
A Prefeitura do Recife mantém uma força-tarefa com 2.300 profissionais atuando para minimizar os impactos da chuva. Desde o início do temporal, a Defesa Civil já recebeu 385 chamados, sendo 20 apenas nesta quinta-feira, para serviços como instalação de lonas e vistorias em áreas de risco.
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) também registrou 63 ocorrências de quedas de árvores e galhos, das quais 56 já foram resolvidas e 7 seguem em andamento.
O impacto no trânsito também foi significativo. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) interditou três vias importantes por conta de alagamentos e quedas de árvores:
>>> Entre no nosso canal do Instagram
A assistência às famílias afetadas segue como prioridade da Prefeitura. Até o momento, 224 pessoas estão acolhidas em cinco abrigos municipais, localizados nos seguintes pontos:
Além desses locais, a Prefeitura mantém 12 abrigos ativos, com capacidade para mais de 800 vagas. A orientação segue sendo para que moradores de áreas de risco procurem locais seguros e acionem os serviços municipais em caso de necessidade.
Diante do cenário, as aulas da rede municipal seguem suspensas, assim como os serviços públicos não essenciais.
A Defesa Civil do Recife continua disponível 24h pelo telefone 0800-081-3400 para emergências. Mesmo com a redução da chuva, o risco de novos deslizamentos e alagamentos persiste, e a Prefeitura segue mobilizando todos os recursos necessários para garantir a segurança da população.