Novo evento da Amupe terá foco em apresentar para novos gestores técnicas de produção e incentivo na área agropecuária
por Cynara Maíra
Publicado em 06/02/2025, às 09h41
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e o Sebrae/PE promovem, nos dias 11 e 13 de fevereiro, encontros regionais em Petrolina e Caruaru para debater a atuação dos consórcios públicos municipais.
O foco será a implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), políticas voltadas para a agricultura familiar e o fortalecimento do ambiente de negócios nos municípios.
O presidente da Amupe e ex-prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos), destaca que a iniciativa dá continuidade ao que foi iniciado no Seminário de Novos Gestores, realizado em novembro do ano passado, com o objetivo de preparar as administrações municipais para os desafios da gestão pública.
“Essa é mais uma ação da Amupe, com o Sebrae, para ampliar a gama de serviços oferecidos aos municípios pernambucanos, fortalecendo o trabalho dos consórcios e garantindo mais eficiência na gestão pública”, afirmou.
Os eventos reunirão gestores municipais, lideranças políticas e representantes do setor produtivo para troca de experiências e apresentação de boas práticas já implementadas em consórcios pernambucanos.
Também devem ser discutidos temas como a organização e regulamentação dos consórcios públicos, os benefícios do SIM para a comercialização de produtos de origem animal e vegetal e estratégias para incentivar a produção local.
A programação inclui palestras e painéis com especialistas para trazer ideias de como otimizar recursos e ampliar a atuação conjunta dos municípios.
A programação em Petrolina será em 11 de fevereiro, das 09h às 17h, já em Caruaru, ocorrerá no dia 13, em mesmo horário.
O SIM é um serviço para fiscalização sanitária de produtos de origem animal dentro dos municípios que compõe o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) e do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agro-pecuária (Suasa).
Além de garantir a qualidade dos produtos consumidos pela população, o SIM também facilita o comércio intermunicipal e inter-regional.