Prefeitura do Recife lança 'Rastreia PET' para cadastrar e localizar animais de estimação

Nova funcionalidade no conecta Recife cria carteirinha digital e ajuda na busca de pets perdidos e cadastro de animais de rua

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 24/12/2024, às 15h42

Veja detalhes - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Veja detalhes - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

A Prefeitura do Recife lançou uma nova funcionalidade no Conecta Recife: o Rastreia PET, voltado para animais de estimação e para cães e gatos em situação de rua. Após o programa Adota PET, a ferramenta possibilita que tutores de animais cadastrem seus pets, gerando uma carteirinha digital de identificação.

Além disso, o serviço também visa ajudar na localização de pets perdidos e no cadastro de animais em situação de rua, criando um censo inédito que auxiliará na formulação de políticas públicas para a cidade.

Atualmente, o Rastreia PET está em fase de testes para aqueles usuários do Conecta Recife que optaram por receber notificações nas categorias Direitos dos Animais e Novidades em Teste.

As notificações são enviadas via WhatsApp da Prefeitura. Quem desejar participar dos testes pode acessar o link https://queroparticipar.recife.pe.gov.br ou acessar diretamente no Conecta Recife, na aba Destaques.

Ao cadastrar seus cães e gatos no aplicativo, os tutores recebem automaticamente a carteirinha digital de identificação do animal. Caso o pet se perca, o tutor deve registrar no app, fornecendo informações detalhadas sobre o animal.

Imediatamente, todos os usuários cadastrados no Rastreia PET recebem uma notificação no WhatsApp com a foto, nome, características e a localização onde o animal foi perdido, além dos dados de contato do tutor. Isso cria uma rede de solidariedade para ajudar na busca pelo pet. Quando o animal for encontrado, quem o localizou poderá notificar o tutor diretamente pela mesma mensagem no WhatsApp.

“Bate aquele frio na barriga quando perdemos nosso animal de estimação. Com o Rastreia PET vamos cair em campo, cruzando informações que vão ajudar a localizar o cão ou gato perdido e ajudá-lo a voltar para casa e para junto dos seus tutores”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Figueiredo.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Além disso, o Rastreia PET também permite o cadastro de animais de rua. Ao registrar um animal em situação de abandono, a Prefeitura poderá adotar políticas públicas mais eficazes, como campanhas de castração e vacinação.

Para cadastrar um animal de rua, basta acessar o aplicativo, clicar em “cadastrar animal de rua”, tirar uma foto do rosto do pet e o sistema automaticamente geolocaliza o local onde o animal se encontra. Essas informações alimentam um painel interativo, ou dashboard, que permite à prefeitura gerenciar dados sobre os animais, facilitando ações direcionadas conforme a necessidade.

“A partir dessas informações, conseguiremos enxergar no dashboard todas as informações sobre os animais em situação de rua, domiciliados e perdidos, e atuar da melhor forma a depender da necessidade”, completou o secretário Rafael Figueiredo.

@blogdojamildo