Prefeitura do Recife inicia obras de drenagem na Imbiribeira em iniciativa do ProMorar

Além das obras de drenagem na Imbiribeira, o projeto prevê melhorias na calha do Rio Tejipió e construção de novo parque alagável

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 16/01/2025, às 11h56

ProMorar inicia obras de drenagem - BRENDA ALCÂNTARA/PCR
ProMorar inicia obras de drenagem - BRENDA ALCÂNTARA/PCR

A Prefeitura do Recife deu início à construção de três reservatórios de drenagem no bairro da Imbiribeira.

A iniciativa que integra o Programa ProMorar pretende acumular e controlar o escoamento de águas da chuva para diminuir alagamentos na região.

Esse novo investimento de R$ 4,4 milhões compõe o pacote de obras de macrodrenagem da Bacia do Rio Tejipió e melhorias na infraestrutura urbana do bairro. 

Detalhes das obras

Os novos reservatórios serão instalados nas ruas Itamaracá e Itacaré, com diferentes dimensões adaptadas, são elas:

  • Rua Itamaracá terá 70 metros de comprimento, 3 metros de largura e 50 centímetros de profundidade
  • Dois reservatórios na rua Itacaré entre as ruas Cachoeira e Itajaí terão 70 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 70 centímetros de profundidade cada

Além das estruturas para drenagem, o projeto inclui: 

  • Recapeamento e asfaltamento de vias
  • Implantação de sinalizações
  • Construção de 2 mil metros quadrados de passeios com piso intertravado

"Essas obras representam uma cidade mais preparada para os desafios climáticos e ambientais, com infraestrutura urbana renovada e segura para a mobilidade dos cidadãos”, afirmou João Charamba, chefe do Programa ProMorar

Segundo a Prefeitura do Recife, os locais das obras foram escolhidos com base na topografia favorável e ausência de pavimentação, para evitar o uso de bombas.

Essa iniciativa é uma das realizadas com a parceria de especialistas holandeses, que participaram de uma maratona de estudos sobre a bacia do Rio Tejipió em 2024. 

Beatriz Menezes, secretária executiva do ProMorar, destacou a funcionalidade dos reservatórios, que acompanham o movimento das marés. “Essas estruturas enchem automaticamente durante a subida da maré e esvaziam em seguida, ajudando a controlar os fluxos hídricos da região de forma eficiente”, explicou.

Intervenções na Bacia do Tejipió já começaram

Além das obras na Imbiribeira, já estão em andamento intervenções no Rio Tejipió, incluindo o alargamento de 850 metros da calha e o desassoreamento em áreas próximas ao Campo do Sena, no bairro do Barro.

O projeto prevê ainda a construção de um parque alagável, semelhante ao construído entre o bairro de Areias e Ipsep

Investimentos do ProMorar

O ProMorar, viabilizado por uma linha de crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), destina R$ 2 bilhões para obras em comunidades vulneráveis.

Além das intervenções de macrodrenagem, o programa tem o objetivo de contemplar investimentos em infraestrutura urbana, habitação e contenção de encostas, com foco nas áreas atingidas pelas chuvas de 2022.

@blogdojamildo