Prefeitura de Serra Talhada defende licitação para curso de medicina, questionada pelo MPF

Curso de medicina está no meio de uma polêmica na cidade de Serra Talhada. Prefeitura defende licitação para colocar curso em prática na cidade

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 18/01/2025, às 09h05 - Atualizado às 09h24

Serra Talhada é conhecida como a terra de Lampião - Foto: Igor Luigi
Serra Talhada é conhecida como a terra de Lampião - Foto: Igor Luigi

Nesta sexta-feira, o site Jamildo.com informou que o Ministério Público Federal (MPF) havia aberto um inquérito para investigar a Prefeitura de Serra Talhada por conta da abertura de um curso de medicina na cidade.

O procurador Luciano Rolim, em decisão assinada em 8 de janeiro, escreve que iria apurar "possível manobra encetada pela Prefeitura de Serra Talhada... com objetivo de ofertar curso privado de Medicina sem a necessária aprovação do MEC e realização de processo licitatório para escolha daquela instituição de ensino privada".

Inicialmente, a Instituição de Ensino Superior (IES) particular Centro Universitário FIS, citada como em parceria com a Prefeitura de Serra Talhada, afirmou que não possui qualquer envolvimento gerencial ou acadêmico com o Curso de Medicina mencionado.

Depois, a própria Prefeitura de Serra Talhada rebateu as informações do MPF.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Veja abaixo a nota de esclarecimento

A AESET - Autarquia Educacional de Serra Talhada vem a público esclarecer informações relacionadas à recente matéria sobre o Curso de Medicina promovido pela AESET/FACISST.

Após o protocolo do processo regulatório autorizativo do Curso de Bacharelado em Medicina da FACISST - Faculdade de Ciências da Saúde de Serra Talhada, o referido curso foi tramitado e aprovado pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE), órgão máximo estadual e único com autonomia para regulamentar, supervisionar e fiscalizar todos os cursos das Instituições de Ensino Superior (IES) integrantes do sistema de Educação Superior do Estado de Pernambuco.

Isso inclui as ofertas de cursos de graduação — bacharelado, licenciatura e tecnológico — conforme a Resolução CEE/PE nº 1, de 03 de julho de 2017, que autorizou o referido Curso de Medicina da AESET/FACISST por meio da Portaria SEE nº 5873, de 20 de dezembro de 2023, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 21 de dezembro de 2023.

Informamos, ainda, que o Curso de Medicina pertence a Aeset, e o Centro Universitário FIS - UNIFIS não possui nenhuma gerência/domínio sobre o Curso de Medicina da AESET/FACISST
Todos os setores de gestão, administrativos, pedagógicos e coordenações, financeiro, além das aulas teóricas, funcionam nas instalações da sede própria da Autarquia Educacional de Serra Talhada-Aeset.

Por fim, destaca-se que a AESET/FACISST não possui laboratórios próprios capazes de atender às demandas das aulas práticas do curso de Medicina.

Diante da demanda identificada, foi iniciado um processo licitatório para a contratação pública, procedimento habitual e autorizado para as Instituições de Ensino Superior (IES) pertencentes aos sistemas federal e estadual de ensino superior. Como resultado, foi firmada a contratação da UNIFIS para disponibilização de seus laboratórios de saúde aos alunos do Curso de Medicina, em conformidade com as disposições da Lei de Licitações nº 14.133/2021.

Agradecemos a atenção e nos colocamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

Damião Lima de Medeiros
Diretor-Presidente da Aeset

@blogdojamildo