Prefeita metropolitana: Raquel vai reformar Mercado das Mangueiras, em Jaboatão

Reforma do sistema elétrico do tradicional mercado de Jaboatão, chamado de Mercado das Mangueiras, ficará em quase R$ 3 milhões

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 27/01/2025, às 09h40

Governadora Raquel Lyra buscará a reeleição em 2026 - Foto: Yan Lucca / Jamildo.com
Governadora Raquel Lyra buscará a reeleição em 2026 - Foto: Yan Lucca / Jamildo.com

Sem alarde, a governadora Raquel Lyra (PSDB) segue fazendo intervenções em obras na Região Metropolitana do Recife, segundo aliados, para reverter os números de pesquisas de popularidade da gestão nesta específica região do Estado.

Desta vez, a obra será no tradicional Mercado das Mangueiras, em Jaboatão dos Guararapes. O Governo do Estado fará a reforma do sistema elétrico do espaço, um pleito de décadas, segundo comerciantes.

O investimento será de R$ 2.897.323,58 (dois milhões, oitocentos e noventa e sete mil, trezentos e vinte e três reais e cinquenta e oito centavos). A empresa já foi escolhida por licitação e o contrato já foi assinado.

O site Jamildo.com teve acesso exclusivo ao documento. A licitação foi realizada através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE).

O prazo da obra será de seis meses.

PREFEITA METROPOLITANA

A ADEPE e a Companhia Pernambucana de Habitação e Obras (CEHAB) têm sido os órgãos que mais tem colaborado nos planos da gestão estadual de realizar obras na Região Metropolitana do Recife, para levantar os números da popularidade da governadora.

ADEPE e CEHAB têm licitado uma séria de intervenções em obras locais, mas há muito esperadas pelas comunidades.

Em dezembro de 2024, por exemplo, o site Jamildo.com já tinha revelado outras duas obras locais em Jaboatão. A primeira obra é a "execução da obra civil de serviços de reforma das instalações físicas do Mercado de Cavaleiro". A segunda é a execução da obra civil de construção da cobertura do novo pátio de feira de Jaboatão Centro. Típicas obras locais, observam aliados.

Como o site Jamildo.com já revelou, a governadora Raquel Lyra (PSDB) está preparando um pacote de intervenções da Região Metropolitana, inclusive no Recife. O mote foi apelidado, internamente, de "prefeita metropolitana". Segundo os aliados, a governadora Raquel Lyra já teria bons índices no interior do Estado. Segundo estes correligionários, há um problema de popularidade mais localizado na Região Metropolitana do Recife.

A intenção é melhorar os índices de aprovação da gestora na Região Metropolitana para fazer frente a uma possível candidatura a governador de João Campos (PSB), prefeito do Recife. Raquel tentará a reeleição em 2026.

A alcunha de "prefeita metropolitana" pode não ser apenas um apelido, posto que Raquel Lyra também tem criticado supostas omissões da Prefeitura do Recife, como a falta de participação financeira da Capital no sistema de transporte metropolitano de ônibus.

"Pernambuco é um dos únicos estados do Brasil onde os municípios não estão participando da gestão, nem do financiamento do sistema de transporte de ônibus, nem de metrô. Então, a gente vai chamar os municípios à mesa, vamos reinstalar o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana, para que todos sejamos parte da solução", disse a governadora, em dezembro de 2024.