A Urbana-PE alega que o atraso nos salários é resultado da demora no repasse de subsídios pelo Governo de Pernambuco. Problema gera paralisação dos ônibus
por Cynara Maíra
Publicado em 22/01/2025, às 10h36
Com um grande volume de linhas de ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR) sem circular, a paralisação dos motoristas de transporte público causa problemas para passageiros e ao trânsito da capital.
Por conta da grande demanda, os passageiros reclamam do aumento dos preços de aplicativos de corrida como Uber e 99.
O motivo para paralisação feita pelo Sindicato dos Rodoviários (Sintro-PE) seria o atraso no pagamento da quinzena salarial dos trabalhadores das empresas:
Com a situação, cerca de nove garagens estão interditadas. Segundo o sindicato, o plano é que os ônibus só saiam quando o pagamento for efetuado.
Como a gestão dos ônibus em modalidade BRT são gerenciados em Pernambuco pela Nova Mobi Pernambuco, que não consta na lista de empresas que não pagou os salários, as estações BRT estão funcionando.
Já que há uma grande demanda de passageiros, as frotas nas estações BRT ficaram superlotadas no começo da manhã, horário de pico na cidade.
A Urbana-PE, empresa representante das demais no Consórcio de Transporte da RMR, afirmou que o atraso no pagamento dos salários dos funcionários ocorreu pela falta de repasse do Governo de Pernambuco dos subsídios previstos para as empresas. O valor precisaria ser pago na segunda-feira (20).
Segundo a empresa, o órgão gestor, os funcionários e o sindicato foram comunicados antecipadamente sobre o atraso dos recursos e que o adiamento na distribuição dos salários foi uma ação excepcional.
A empresa prometeu que deve pagar os funcionários ainda nesta quarta ao meio-dia. Caso realmente ocorra, a circulação dos ônibus deve retomar gradualmente ao ritmo padrão.
O site Jamildo.com questionou o consórcio Grande Recife através do Governo de Pernambuco sobre a alegação da Urbana-PE de que os subsídios estariam atrasados. A matéria será atualizada quando o grupo retornar sobre o assunto.
Leia também
@blogdojamildo