Sindmetro-PE e Fenametro lançam campanha que compara Lula a Bolsonaro e cobram posição de Raquel Lyra contra a privatização do Metrô do Recife
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 30/08/2025, às 11h09
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e a Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro) lançaram uma campanha contra a privatização do Metrô do Recife. Outdoors e painéis eletrônicos instalados na Região Metropolitana questionam a posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o tema, comparando sua postura à do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que em 2023 repassou a concessão do Metrô de Belo Horizonte à iniciativa privada.
A mensagem que circula nas ruas afirma: “Lula, Bolsonaro privatizou o metrô de BH. O seu governo vai privatizar o metrô do Recife? A passagem vai aumentar e o serviço vai piorar!”
Além das peças publicitárias, a mobilização inclui bicicletas de som em estações como Recife, Joana Bezerra, Camaragibe, Cavaleiro, Jaboatão, Afogados e Barro. Em mensagem dirigida à população e à governadora Raquel Lyra (PSD) - que será responsável pelo leilão à concessão privada, o sindicato afirma: “Em Belo Horizonte privatizaram o metrô. A tarifa que era R$ 4,25 subiu para R$ 5,80. Tarifa mais cara, serviço pior. Metrô é direito do povo, não mercadoria!”
A categoria pede que a governadora assuma posição contrária à concessão. “Esteja do lado do povo, não do mercado”, diz o texto divulgado pelo movimento.
A ofensiva dos metroviários ocorre após falas do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que defendeu a transferência do metrô para o governo estadual, nos moldes do que ocorreu em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. Segundo o ex-governador da Bahia, em duas semanas tudo estará pronto para repassar o controle do Metrô ao Estado de Pernambuco, que ficará responsável em repassar à iniciativa privada.
Em resposta, os metroviários afirmam que as experiências anteriores resultaram em tarifas mais altas e piora no serviço. “Ignora décadas de sucateamento deliberado pelo próprio Estado, que paralisou investimentos para justificar a entrega ao setor privado”, dizem em nota.
Segundo o Sindmetro-PE e a Fenametro, a privatização seria uma contradição de um governo eleito com a bandeira de defesa dos serviços públicos. “Se Lula insistir na privatização do metrô do Recife, estará repetindo Bolsonaro. Estará traindo a confiança do povo que o elegeu”, afirmam.
O sindicato informou que a mobilização será ampliada, com novas ações em ruas, estações e redes sociais. “O metrô é do povo. Não aceitaremos que vire mercadoria. Queremos metrô público, estatal, federal e com tarifa zero”, declarou a entidade.
Leia também