Com a presença do Ministério das Cidades, prefeito Mano Medeiros vistoria obras de encostas que integram o plano nacional de prevenção a desastres
por Redação Jamildo.com
Publicado em 30/01/2026, às 22h14
A agenda de prevenção a desastres naturais no Brasil ganhou reforço com a vistoria técnica realizada nesta sexta-feira (30) em Jaboatão dos Guararapes. O prefeito Mano Medeiros acompanhou o secretário Nacional das Periferias do Ministério das Cidades, Guilherme Simões, em obras estratégicas de obras de encostas financiadas pelo Governo Federal.
A visita faz parte de um monitoramento nacional do Novo PAC, que destina recursos para municípios considerados críticos no mapa de riscos geológicos do país, visando reduzir tragédias em períodos de chuvas intensas.
Em Jaboatão, o foco da comitiva federal foram as intervenções nos altos da Macaíba e do Cristo, localizados no bairro de Cavaleiro.
Com um investimento que soma R$ 5,8 milhões, as obras de encostas na região utilizam técnicas de muro de arrimo e concreto projetado.
O prefeito Mano Medeiros destacou que a parceria com a União é fundamental para dar celeridade a projetos que salvam vidas, enquanto o secretário Guilherme Simões reforçou que territórios periféricos são prioridade absoluta na estratégia de adaptação climática do governo federal.
“Essas obras estão salvando milhares de vidas que antes tinham medo de viver nas localidades, por causa do risco, mas agora, nós vemos que a realidade é outra e está mudando para muito melhor. É um trabalho em conjunto que reforça o olhar de atenção com essas famílias de Jaboatão”, informou o gestor.
No âmbito nacional, o Ministério das Cidades gerencia uma carteira de investimentos que ultrapassa os R$ 11 bilhões para contenção de barreiras e drenagem. A integração entre a gestão de Mano Medeiros e o governo federal em Jaboatão serve como modelo de execução faseada, onde os recursos do PAC são aplicados diretamente em áreas de alta densidade demográfica.
No Alto da Macaíba, por exemplo, a estrutura já beneficia 400 famílias, garantindo a estabilidade do solo próximo a equipamentos de transporte público, como o metrô.
Segundo o secretário Guilherme Simões, Jaboatão dos Guararapes é um dos municípios mais impactados pelas chuvas e pela crise climática em Pernambuco e no Brasil como um todo, ao longo dos anos. “Mas o Ministério das Cidades, em parceria com o município, está investindo em obras. Quem mais sofre com a emergência climática e com as chuvas são os mais necessitados, portanto, esses territórios são prioridades para o governo do presidente Lula”, disse o representante do Ministério das Cidades.