Projeto estaria parado na Casa Civil do Estado desde fevereiro de 2024. Governo Lula alega urgência pela COP 30
por Jamildo Melo
Publicado em 27/11/2024, às 17h34 - Atualizado às 18h00
O site Jamildo.com teve acesso exclusivo a uma forte reclamação do Governo Federal contra o Governo do Estado por atraso no envio do Programa ABC + do Estado ao Ministério da Agricultura.
A estratégia global prevê a adoção do Plano de Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+), a ser executado de 2020 a 2030, com vistas à consolidação de uma agropecuária nacional alicerçada sobre sistemas sustentáveis, resilientes e produtivos.
Cada Estado tem que apresentar o seu plano.
É um compromisso internacional do Brasil para a COP 30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, que vai acontecer em Belém, no Pará, em 2025, reunindo chefes de estado de mais de uma centena de países.
Segundo o Ministério da Agricultura, o Plano de Pernambuco ainda não foi assinado.
"Pernambuco é um dos únicos estados do país que ainda não tem esse Plano Formalizado", reclama o Governo Federal.
O Governo Federal informa que já realizou várias "reuniões e tratativas" com Pernmabuco, mas o problema não foi resolvido.
O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) seria o responsável pelo Plano em Pernambuco.
"O Projeto se encontra na Casa Civil desde fevereiro/2024 e sem resolução", reclama o Ministério da Agricultura sobre a demora do projeto na Casa Civil de Pernambuco.
A reclamação foi recebida pelo Governo do Estado em 18 de outubro.
"Preciso que providencie a publicação e demais encaminhamentos necessários", implora o chefe da divisão do Ministério da Agricultura.
A Amazônia, bioma essencial para o combate à mudança do clima, vai sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro de 2025.
Depois das eleições, o prefeito eleito de Belém, Igor Normando (MDB), esteve no Recife.
Fica aberto o espaço ao Governo do Estado, caso queira acrescentar informações ou contestar as afirmações do Governo Lula (PT), relacionadas aos preparativos para a agenda internacional em Belém.
Leia também
@blogdojamildo