Projeto de Lei aprovado na Câmara do Recife institui título oficial para o Recife. Corrida é um dos esportes favoritos do prefeito João Campos
por Cynara Maíra
Publicado em 12/12/2025, às 09h54 - Atualizado às 10h27
Câmara do Recife aprovou o projeto que confere à capital o título de "Cidade da Corrida".
A proposta é da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e visa fomentar turismo, saúde e economia.
O prefeito João Campos (PSB) é corredor frequente e usa a prática como marca de sua gestão, tendo criado o Corredor de Esporte e Lazer.
Vereadores debateram a necessidade de responsabilizar organizadores de eventos pela limpeza das vias após as provas.
A Câmara Municipal do Recife aprovou nesta semana Projeto de Lei Ordinária nº 385/2025, que institui oficialmente a capital pernambucana como a "Cidade da Corrida".
A iniciativa, de autoria da vereadora Professora Ana Lúcia (Republicanos), busca reconhecer a tradição da prática na cidade e incentivar o turismo esportivo e a economia criativa.
A proposta dialoga diretamente com uma das principais vitrines pessoais do prefeito João Campos (PSB). Praticante assíduo de corridas de rua há mais de uma década, o gestor socialista transformou o hábito em parte de sua agenda pública e política.
Desde 2013, João Campos participa de provas locais e, em 2023, completou sua primeira meia maratona no Recife com tempo abaixo de duas horas. Em setembro de 2025, repetiu o feito na Meia Maratona Eu Amo Recife, ao lado da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP).
Levando o pessoal para o profissional, a gestão de João Campos tenta colocar como marca registrada o investimento na infraestrutura para corredores.
Em maio de 2024, a Prefeitura do Recife lançou o Corredor Recife de Esporte e Lazer, uma rota de 11,5 km que conecta a Jaqueira ao Pina, funcionando nas madrugadas de sábado.
Durante a votação na Câmara, a vereadora Ana Lúcia defendeu o projeto como um impulsionador da cadeia produtiva.
"É bom para que a cidade tenha o desenvolvimento econômico acentuado [...] um grande grupo de empreendedores atua nesses momentos de corridas e, com isso, também a cidade é apreciada", argumentou a parlamentar.
Apesar da aprovação, o tema levantou debates sobre a organização dos eventos. O vereador Eduardo Moura (Novo), apesar de votar a favor, cobrou maior responsabilidade das organizadoras com a limpeza urbana. Segundo o parlamentar, o custo da remoção de resíduos pós-prova muitas vezes recai sobre a Emlurb (Autarquia de Limpeza do Recife.
Em resposta, o vereador Rinaldo Júnior (PSB) adiantou que articula com a Secretaria de Esportes um novo projeto de lei para estabelecer "direitos e deveres" aos organizadores de corridas, para diminuir os impactos na cidade.