Deputado do PSB vai pedir investigação sobre empresa de lixo em Noronha

Licitação para escolha da empresa foi concluída recentemente

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 14/05/2025, às 08h19 - Atualizado às 08h42

O deputado Waldemar Borges fez as críticas da tribuna da Alepe, que voltou a se estranhar com Raquel Lyra - Alepe/divulgação
O deputado Waldemar Borges fez as críticas da tribuna da Alepe, que voltou a se estranhar com Raquel Lyra - Alepe/divulgação

O cabo de guerra entre governo e oposição, na Assembleia Legislativa, continua tendo a ilha de Fernando de Noronha como bucha de canhão.

Uma semana depois da líder do governo Socorro Pìmental ter reclamado de por parte da oposição, falando em barganha e chantagem, a oposição subiu o tom.

Com alarde, em discurso na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Waldemar Borges (PSB) apontou possíveis irregularidades na licitação que definiu a empresa Ambipar como empresa de coleta e destinação dos resíduos sólidos de Fernando de Noronha.

O parlamentar de oposição questionou diversos pontos do processo conduzido pelo Governo do Estado, como o fato de a empresa não ter apresentado experiência em usinas de tratamento, conforme exigência do edital.

Segundo o socialista, a companhia apenas atestou ter domínio da técnica de aterro sanitário. Contudo, esse tipo de estrutura, de acordo com Borges, resulta em um impacto ambiental muito maior.

Além disso, aspectos relativos aos prazos e valores do contrato de licitação, orçado em cerca de R$ 65 milhões, também foram questionados.

Diante das dúvidas, o deputado informou que apresentará denúncia ao Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) para apuração de possíveis irregularidades.

Borges disse, ainda, que provocará o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que seja feita uma auditoria especial desse processo licitatório.

“São vários os descumprimentos do edital e nós, portanto, oferecemos essa denúncia para que a gente não esteja diante de um processo licitatório maculado, marcado por irregularidades e que venham em prejuízo do povo, do erário, do interesse público pernambucano e de Fernando de Noronha", disse Waldemar, um dos deputados que mais faz denúncias contra a gestão de Raquel Lyra (PSD).

Na observação permanente do contraditório, o site Jamildo.com sempre abre espaço para outro lado, caso a administração da ilha tenha interesse em adicionar informações ou contestar o parlamentar.