Após Ponte do Monteiro, Prefeitura do Recife começa construção de nova Ponte no Arruda

Prefeitura do Recife começa construção da Ponte no Arruda após inauguração da Ponte Jaime Gusmão. Equipamentos tentam melhorar mobilidade na cidade

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 27/08/2024, às 07h32

Ponte do Arruda começa construção - Wagner Ramos/Prefeitura do Recife
Ponte do Arruda começa construção - Wagner Ramos/Prefeitura do Recife

Mais uma ponte começa a ser construída na Zona Norte da cidade. A ação da Prefeitura do Recife ocorre após a entrega da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão no último sábado (24), na Iputinga. 

A nova construção busca viabilizar a Ponte do Arruda, para melhorar a mobilidade da cidade através da Bacia do Rio Beberibe.

A ação garantirá um novo acesso entre espaços na região e a BR-101, além de articular novas conexões entre os bairros de Arruda, Água Fria, Beberibe, Campo Grande e Peixinhos. Assim, desafoga a Avenida Norte como acesso à BR 101.

Com investimento de R$ 13,8 milhões através do PAC Beberibe, programa de desenvolvimento da reorganização urbana em regiões próximas ao Rio Beberibe, a ponte terá 36 metros de comprimento, 14 metros de largura, duas faixas de rolamento com total de 7 metros, uma ciclovia do rio Beberibe e 5 metros de calçadas. 

Com a construção da Ponte do Arruda, um dos trechos já prontos da nova radial, entre a Avenida José dos Anjos e a Rua dos Craveiros, serão conectados com a Avenida Correia de Brito, que garante a conexão com a Estrada de Belém e Olinda. 

Novos equipamentos para mobilidade no Recife

Mapa que mostra a imagem de cima da ponte do arruda
Divulgação/Prefeitura do Recife

Segundo a Prefeitura do Recife, 4,8 quilômetros já foram entregues na nova avenida marginal construída. Além do primeiro lote entre a Avenida José dos Anjos, também foram preparados: 

  • Lote 2, na Avenida Cidade de Monteiro até a Ponte do Rio Morno, que está em construção. 
  • Lote 3, que fica entre o antigo Centro de Treinamento do Santa Cruz até próximo da Estação de Treinamento de Esgoto (ETE) Minerva, ambos localizados em Dois Unidos
@blogdojamildo

Ponte do Monteiro gera críticas de adversários e concorrentes de João Campos. Confira o que disse Dani Portela durante sabatina no Jamildo.com. 📲 Leia na Íntegra em Jamildo.com (link na bio) Jornalismo sério, informação precisa. #jamildomelo #notícia #blogdojamildo

♬ som original - Blog do Jamildo

Conforme já mostrou a coluna eletrônica, nos últimos anos, a construção de pontes é uma das principais apostas da gestão de João Campos para melhorar a mobilidade no Recife, já que não há mais espaços para a criação de grandes obras viárias como a Via Mangue. Além da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão e a Ponte do Arruda, outros três equipamentos estão em construção: 

  • Ponte do Rio Morno: garante a integração da nova radial com os bairros de Beberibe e Dois Unidos
  • Ponte Júlia Santiago: busca ligar os bairros de Areias e Imbiribeira e terá 335 metros, o que garantirá o marco de ser a maior ponte construída nos últimos 40 anos
  • Pontilhão da Zona Norte na altura da Rua Amélia/Rua José Luís da Silveira Barros, busca melhorar o trânsito na Avenida Governador Agamenon Magalhães através do acesso da avenida pelo canal para facilitar a passagem pela Agamenon no sentido Olinda ou na área central da cidade

R$ 56 milhões foram garantidos em operação de crédito entre a Secretaria de Saneamento do Recife e a Caixa Econômica Federal (CEF). Além das obras, os recursos também buscam criar projetos executivos, a preservação ambiental, trabalhos sociais, etc. 

@blogdojamildo