Pontilhão permite que carros vindos da Rua Amélia cruzem o canal da Agamenon e dobrem à esquerda, aliviando o tráfego na Avenida Rui Barbosa
por Jamildo Melo
Publicado em 22/07/2024, às 08h38
Ainda no começo do ano, o Blog do Jamildo antecipou que o prefeito João Campos iria construir um novo pontilhão, na avenida Agamenon Magalhães, na altura da Rua Amélia. Não se trata de uma novidade para os leitores da coluna. A novidade é que a obra tem a parceria de um centro de compras.
O projeto inclui um pontilhão com 28,7 m de extensão e 15,2 m de largura, com passeios para pedestres e três faixas de rolamento de sentido único.
Essa intervenção tem como objetivo melhorar a mobilidade na Avenida Governador Agamenon Magalhães, um dos principais corredores viários da capital pernambucana.
O Shopping Tacaruna executará a intervenção para facilitar o acesso dos clientes, essa parceria com o Shopping Tacaruna também vai ajudar a reduzir o tráfego de veículos na Avenida Rui Barbosa, criando uma nova conexão viária para a região.
Também deve ajudar a desencalacrar a via marginal, uma vez que hoje os condutores precisam ir até o sinal do Clube Português, para voltar para o sentido contrário da Agamenon e rumar para Olinda.
A obra é um investimento de R$ 3 milhões e tem duração de sete meses e envolve a cooperação técnica entre o Shopping Center Tacaruna, responsável pela execução do pontilhão em concreto, e a Prefeitura do Recife, encarregada da pavimentação, iluminação, paisagismo, passeios e sinalização.
O pontilhão proporcionará a interligação entre o final da Rua Amélia e a Agamenon Magalhães, aliviando o trânsito e reduzindo retenções na Avenida Rui Barbosa. Motoristas que estiverem na Rua Amélia/Rua José Luís da Silveira Barros poderão cruzar o canal e acessar a pista principal da Agamenon Magalhães no sentido Olinda.
Além disso, os veículos poderão se dirigir à área central do Recife por vias como a Avenida João de Barros, a Rua Frei Cassimiro (Santo Amaro) ou a Avenida Doutor Jayme da Fonte.
Além da implantação do pontilhão, a obra envolve o remanejamento de rede elétrica, iluminação, pavimentação, sinalização viária e dispositivos de drenagem.
@blogdojamildo