Fernando e Raquel mobilizaram ministérios após corte de energia por dívida da Codevasf com a Neoenergia. Raquel cumpre agenda em Brasília nesta segunda
por Cynara Maíra
Publicado em 18/05/2026, às 11h06 - Atualizado às 12h24
Viagem Institucional: Raquel Lyra cumpre agenda em Brasília nesta segunda-feira (18) para buscar saídas definitivas para o desabastecimento no Sistema Itaparica.
Energia Retomada: As equipes da Neoenergia religaram o sistema no sábado (16) após o Governo Federal se comprometer a quitar a dívida acumulada da Codevasf.
Articulação no Congresso: O deputado Fernando Monteiro liderou as reuniões com os ministérios e tenta aprovar o PL 2113/2024 para garantir cota de energia fixa para a irrigação por 20 anos.
Prejuízo no Sertão: O corte afetou a produção e o tratamento de água em Orocó, Parnamirim e Santa Maria da Boa Vista, motivando protestos de agricultores familiares.
Jantar Político: A governadora também reúne prefeitos do PSD em Brasília ao lado de Fernando Dueire e Túlio Gadelha.
A governadora Raquel Lyra (PSD) viaja a Brasília nesta segunda-feira (18) para discutir uma solução para o colapso energético no Sistema Itaparica.
A agenda ocorre após a Neoenergia Pernambuco restabelecer o fornecimento de eletricidade nos perímetros irrigados no Sertão do estado, na tarde do último sábado (16). O corte do serviço ocorreu devido a atrasos nos pagamentos por parte da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
A crise afetou a produção agrícola e serviços essenciais em municípios como Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Parnamirim. Durante o período de suspensão, os agricultores protestaram em rodovias da região e contestaram a versão da concessionária de energia, que alegava bloqueios de acesso às subestações por parte dos moradores.
Durante o momento agudo da crise, o deputado federal Fernando Monteiro (PSD) conduziu as negociações na capital federal para acelerar o religamento emergencial. O parlamentar reuniu-se com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e com o presidente da Codevasf, Lucas Oliveira.
Fernando Monteiro, em parceria com o deputado baiano Mário Negromonte Júnior, destinou uma emenda, em 2024/2025, de 50 milhões de reais para amenizar a dívida e auxiliar no processo. E, atualmente, o deputado está articulando R$ 360 milhões que pode ser retirado do Fundo da Chesf, com os termos de compromisso após a venda da Eletrobrás.
Com a privatização da estatal de energia, algumas subsidiárias como a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) passaram a gerar obrigações financeiras, como compromissos com políticas públicas no setor elétrico. Parte desses valores poderia ser redirecionado via decisão política/orçamentária e auxiliar na resolução do problema.
O deputado baiano Mário Negromonte Júnior (PP) atua na defesa dos perímetros do lado da Bahia.
Para evitar novas interrupções por falta de orçamento público, Fernando Monteiro tenta avançar com o Projeto de Lei 2113/2024 no Congresso Nacional. A proposta prevê a utilização de 85 megawatts médios, pelo prazo de 20 anos, especificamente para a operação e manutenção das infraestruturas de projetos públicos de irrigação na Bacia do Rio São Francisco.
A governadora Raquel Lyra também cobrou o Palácio do Planalto e obteve o compromisso do Governo Federal de honrar o débito da estatal com a Neoenergia. A gestora estadual ressaltou que o Executivo acompanha a situação de perto para garantir o retorno total das atividades econômicas na Bacia do São Francisco.
Além das reuniões técnicas sobre a infraestrutura hídrica e agrícola do Sertão, a governadora aproveita a permanência em Brasília nesta segunda-feira para um alinhamento político. Raquel Lyra participa de um jantar com prefeitos do PSD, o senador Fernando Dueire (MDB) e o deputado federal Túlio Gadelha (PSD), pré-candidato ao Senado na chapa governista.
Leia também