Amupe realiza workshop em Caruaru sobre segurança na iluminação pública

Encontro da Amupe busca profissionalizar equipes em um cenário de alta de acidentes com postes no estado e queda de 12% nos crimes em áreas iluminadas

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 08/10/2025, às 13h57 - Atualizado às 14h34

Homem com camiseta verde em pé fala com diversas pessoas sentadas prestando atenção nele. Sala de aula
Workshop ocorreu na terça-feira (07) em parceria entre Amupe, MTE e Neoenergia - Amupe/Divulgação

Amupe promove workshop em Caruaru sobre segurança na iluminação pública, em parceria com Neoenergia Pernambuco e Ministério Público do Trabalho.

Evento orienta gestores e eletricistas sobre cuidados necessários na rede de iluminação, com foco na proteção dos profissionais.

De 2023 a 2024, houve redução nos problemas com estruturas elétricas nas cidades após ações de capacitação.

Em 2024, o Nordeste registrou 268 mortes por acidentes com redes elétricas.

Iluminação pública está vinculada à segurança da população, com áreas iluminadas apresentando redução de até 12% nos crimes violentos em Recife e Caruaru.

Segundo o TCE-PE, 146 cidades de Pernambuco não possuem projetos específicos para melhoria da iluminação em áreas vulneráveis.

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizou na terça-feira (07) um workshop em parceria com a Neoenergia Pernambuco e o Ministério Público do Trabalho (MPT) para discutir a segurança na iluminação pública em Pernambuco. 

A ideia do workshop é orientar secretários, técnicos e eletricistas dos municípios sobre a necessidade de cuidados e proteção dos profissionais que trabalham na rede de iluminação das cidades. Esse projeto faz parte de um calendário itinerante da Amupe.

Além de Caruaru, a associação já levou formações técnicas do tipo para cidades como Arcoverde, Serra Talhada, Floresta e Petrolina. Segundo a Amupe, de 2023 a 2024 houve uma diminuição entre os problemas com estruturas elétricas após o início das atividades sobre segurança na área.

No ano passado, o Nordeste liderou o número de acidentes com redes elétricas, com 268 mortes

Durante o evento, o técnico do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Naldenis Martins, reforçou a necessidade de adequação às normas técnicas.

"Quando trabalhamos com segurança, protegemos também as empresas de telecomunicação e toda a comunidade. Nosso objetivo não é multar, mas ajudar os municípios a se adequarem e se profissionalizarem cada vez mais", ressaltou.

A Neoenergia Pernambuco também comentou sobre a relação entre a segurança das estruturas elétricas com a qualidade dos materiais usados.

Iluminação como política de segurança

Para além da questão de colisões, a iluminação pública tem um impacto direto na segurança da população. Segundo um levantamento da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), áreas bem iluminadas no Recife e em Caruaru registraram uma queda de até 12% nos índices de crimes violentos.

O problema é que esse planejamento ainda é pouco em Pernambuco. Segundo o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), a maioria das cidades do estado (146 delas) não têm projetos voltados para melhoria da iluminação em áreas mais violentas.