Recife registrou alta de 1,37% em agosto e passou a ter o segundo aluguel mais caro do país, empatado com Belém e atrás apenas de São Paulo
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 16/09/2025, às 20h05
O preço do aluguel residencial no Recife segue em alta e colocou a capital pernambucana entre os mercados mais caros do Brasil. Em agosto, a cidade registrou aumento de 1,37%, o quinto maior entre as capitais, segundo o Índice FipeZAP de Locação Residencial.
Com isso, o Recife passou a ocupar a segunda posição no ranking nacional, com valor médio de R$ 60,65 por metro quadrado, empatado com Belém. Apenas São Paulo apresenta preço superior, com R$ 61,69/m².
No acumulado de 2025, os aluguéis no Recife subiram 9,39%, sétimo maior crescimento entre as capitais. Já em 12 meses, a alta chegou a 13,97%, ocupando a quinta posição no comparativo nacional.
A elevação dos preços impacta também o retorno dos investidores no setor imobiliário. O Recife aparece como a segunda capital mais rentável do país, com retorno anualizado de 8,41% para quem compra imóvel com foco em locação. A média nacional é de 5,94%.
No cenário brasileiro, o Índice FipeZAP de agosto mostrou alta média de 0,66% no preço dos aluguéis, após três meses de desaceleração. Entre as 22 capitais monitoradas, 20 apresentaram aumento no período.