Paulo Câmara revelou os planos de criar um Centro Cultural do Banco do Nordeste na cidade do Recife. Projeto deve sair do papel em 2025
por Jamildo Melo
Publicado em 19/07/2024, às 09h22
Fortaleza - O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, revelou ao site Jamildo.com, em meio a festa de 72 anos da instituição de fomento regional, na capital do Ceará, que vai instalar um Centro Cultural do BNB na capital pernambucana, em 2025.
Atualmente, existem centros culturais semelhantes nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte (CE) e Souza, na Paraíba. "Quero implantar um desses em Salvador também, em função da riqueza cultural da cidade", explicou Câmara.
No caso do Recife, o novo centro cultural será instalado no histórico prédio dos Correios, na Marques de Olinda, ajudando a revitalizar o Recife Antigo.
O presidente do BNB explicou que o desejo era inaugurar o Centro Cultural do BNB do Recife ainda este ano, mas a burocracia não permitiu. A instituição negocia com os Correios, para ter a posse do imóvel. "Assim, ficou para o ano que vem"
O BNB, depois de ter a posse do imóvel, precisa fazer uma ampla reforma, que inclui iluminação, acústica, auditório, que acomodem exposições itinerantes. O valor a ser investido na reforma será transformado em aluguel pelo uso do espaço, no período do acordo.
"Nos temos tanta arte em nossos centros culturais que praticamente não precisaremos comprar acervo novo", explicou. Uma necessidade, entretanto, será a escolha de um curador, para dar uma cara ao novo espaço cultural na cidade do Recife.
Neste ano de 2024, o BNB fez uma exposição chamada Nordeste Expandido, que chegou a ser apontada como a terceira melhor do Brasil, pela revista especializada em arte Celeste Select.
Em um movimento de expansão, segundo o governo do Rio Grande do Norte, também há planos de implementar um novo Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil no Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró (RN).
Acompanhe notícias de economia e política em jamildo.com, editado pelo jornalista Jamildo Melo, ex-titular do Blog de Jamildo do Jornal do Commercio (JC).
Leia também
@blogdojamildo