A programação da Orquestra no Santa Isabel inclui três obras de referência da música erudita dos compositores Mozart, Beethoven e Mignone
por Clara Nilo
Publicado em 08/09/2025, às 15h07 - Atualizado às 15h48
O Teatro de Santa Isabel receberá, nesta terça (9) e quarta-feira (10), dois concertos gratuitos da Orquestra Sinfônica do Recife, promovidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.
Com regência de José Renato Accioly, o programa das duas noites inclui três obras de referência da música erudita: a Abertura da ópera “Don Giovanni”, de Wolfgang Amadeus Mozart; a Sinfonia nº 5 em dó menor, Op. 67, de Ludwig van Beethoven; e o “Concertino para Fagote e Orquestra”, de Francisco Mignone, que terá como solista convidado o fagotista Jamesson Batista.
As apresentações começam às 20h e marcam a abertura da agenda de setembro do conjunto, que ainda terá mais duas datas: 23 e 24 deste mês.
Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pela internet, no dia de cada apresentação, a partir das 10h, no site. Também haverá distribuição presencial na bilheteria do teatro, a partir das 19h, em ambas as datas.
A Orquestra Sinfônica do Recife, uma das mais antigas em atividade contínua no Brasil, é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial da capital pernambucana.
No último sábado, outro símbolo do patrimônio histórico e cultural do Recife teve destaque: o Mercado de São José completou 150 anos. Em comemoração, a Prefeitura promoveu uma edição especial do programa Viva o Centro, com serviços à população e homenagens.
O espaço, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), passa por um processo de reforma e restauração orçado em R$ 27 milhões — dos quais R$ 20 milhões são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).