Projeto de lei na Alepe pede solução para déficit na segurança pública de Pernambuco

Jamildo Melo | Publicado em 08/04/2025, às 08h31 - Atualizado às 08h56

Governo do Estado convocou novos aprovados em concurso para Polícia Civil - Miva Filho/Secon
COMPARTILHE:

Com apoio de entidades representativas como SINPOL, APOC, APEMEPE e Comissões dos Candidatos signatárias, um projeto de lei na Alepe, de nº 2084/2024, propõe a extinção da cláusula de barreira nos concursos da segurança pública de Pernambuco.

Segundo as entidade, essa cláusula tem sido um obstáculo para candidatos aprovados assumirem funções essenciais, agravando o déficit de efetivo.

"Após oito anos sem concursos para as Polícias Civil e Científica, a restrição excessiva reduz drasticamente o número de candidatos aptos, mesmo aqueles que atingiram a pontuação mínima. O impacto é evidente: investigações comprometidas, atendimento precário nas delegacias, demora nas perícias e uma segurança pública fragilizada pela falta de servidores", afirmam, em informe ao site Jamildo.com.

As entidades reiteram apoio irrestrito ao PL nº 2084/2024 e apelam aos parlamentares e ao Governo do Estado para priorizarem sua aprovação. A segurança pública de Pernambuco não pode mais esperar.

"O PL nº 2084/2024 não obriga a convocação de todos os candidatos, mas resolve o problema da alta evasão, permitindo a formação de um cadastro de reserva para convocações conforme o interesse da administração pública".

Benefícios da aprovação do PL nº 2084/2024


No começo deste mês, o Governo do Estado autorizou a convocação dos aprovados no concurso da Polícia Civil nos cargos de delegado, agente e escrivão para o Curso de Formação Profissional da corporação.

Das vagas previstas no edital, 45 são para delegados, 250 para agentes e 150 para escrivães que, após a realização do curso de formação, vão reforçar o efetivo da segurança pública do Estado.

A lista com o nome dos 445 candidatos aprovados está disponível no site da Cebraspe (www.cebraspe.org.br), banca realizadora do certame. A matrícula deverá ser feita nos dias 15 e 16 de abril (da 0h do primeiro dia às 23h59 do último dia, no horário local).

Sinpol Assembleia Legislativa Policiais Civis

Leia também

Sinpol se pronuncia após vazamento de suposto esquema de licenças-prêmio entre policiais civis


Liminar da Justiça atende pleito da Adeppe e Sinpol contra demanda da SDS


Sinpol divulga balanço apontando condições degradantes nas delegacias de Pernambuco