Cynara Maíra | Publicado em 01/12/2025, às 10h55 - Atualizado às 11h19
A gestão do prefeito João Campos (PSB) celebra nesta segunda-feira (01) a posição do Recife em primeiro lugar no pilar de Saúde do ranking "As Melhores Cidades do Brasil em 2025", divulgado pela revista Veja Negócios em parceria com a Austin Rating.
O resultado ocorre após a capital pernambucana alcançar a pontuação de 16.7860 no Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), métrica que fundamenta o estudo.
Segundo o levantamento, a capital pernambucana lidera tanto a lista geral quanto a de cidades de grande porte.
Após celebrar o ranking, a gestão de João Campos atribuiu o resultado às reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e policlínicas, além da construção do novo Hospital da Criança do Recife (HCR), que ainda está em conclusão.
O ranking avalia as cidades brasileiras com base em 253 indicadores distribuídos em quatro pilares fundamentais: Fiscal, Econômico, Social e Digital.
A metodologia analisa não apenas o cenário atual, mas a evolução dos indicadores ao longo da última década.
No segmento da Saúde, o Recife superou cidades como Vitória (ES), Campina Grande (PB) e Umuarama (PR), que completam o topo da lista. A justificativa para essa posição seria a eficiência da cidade em alocar recursos.
Além da liderança isolada na Saúde, o Recife figura no Top 10 de Infraestrutura Urbana entre as cidades de grande porte, ocupando a 9ª posição, logo atrás de São Luís (MA) e Salvador (BA).
No cenário geral do Nordeste, outras capitais também obtiveram destaque em categorias específicas. João Pessoa (PB) e Teresina (PI) aparecem no Top 5 nacional de Qualidade de Vida. Já no quesito Habitação, o Recife ocupa a 14ª posição no ranking geral, em uma lista liderada por Manaus (AM) e São Paulo (SP).
O estudo da Veja Negócios aponta uma disparidade regional entre os números.
Segundo o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, o levantamento diferencia quem arrecada muito de quem gere bem. Apesar de cidades do Sul e Sudeste dominarem os indicadores econômicos, o Recife conseguiu liderar um indicador social através da gestão de infraestrutura.
Unicap concede título Honoris Causa ao jurista José Paulo Cavalcanti Filho, nesta terça
Marília Arraes diz que duplicação da refinaria é novo marco para Pernambuco
Leilão da Compesa: Almir Cirilo detalha investimento de R$ 19 bilhões e nega aumento real de tarifa no PodJá