Cynara Maíra | Publicado em 09/02/2026, às 07h18 - Atualizado às 08h14
Apesar da confirmação pelo presidente do PT-PE, Carlos Veras, da vinda do presidente Lula (PT) ao Galo da Madrugada no sábado de Zé Pereira (14), rumores no meio político indicam a possibilidade de que o Líder do Executivo Nacional cancele a agenda no estado.
Em resposta ao questionamento do site Jamildo.com, a assessoria de Carlos Veras afirmou que "O presidente do PT-PE, Carlos Veras, ainda não foi oficialmente informado de nada" sobre um eventual cancelamento da agenda de Lula em Pernambuco.
Carlos Veras confirmou a visita de Lula no dia 29 de janeiro. Portais também divulgaram os planos do presidente de visitar Recife, Salvador e Rio de Janeiro, polos carnavalescos com aliados fortes para reforçar sua base nesse período pré-eleitoral.
Lula viria para participar do Galo da Madrugada após o prefeito do Recife, João Campos (PSB), divulgar que convidou o presidente para o bloco.
Após a publicação da matéria, o deputado Carlos Veras afirmou ao Jamildo.com que o presidente Lula mantém a agenda.
"Até o presente momento está confirmada a vinda do presidente Lula. Eu estive com ele agora em Salvador e está confirmada a vinda dele. Ele quer vir. Claro que uma agenda de um presidente da República pode mudar a qualquer instante, a qualquer momento, mas até o presente momento, o desejo do presidente Lula é vir ao Galo da Madrugada, o Carnaval de Recife, de Pernambuco", disse.
Portais afirmam que Lula poderia cancelar a visita para evitar o conflito entre João Campos e a governadora Raquel Lyra (PSD) no estado. Especula-se que o presidente não viria a Pernambuco durante o primeiro turno das eleições justamente para não incentivar os ânimos de grupos petistas que divergem sobre o posicionamento do partido em relação à disputa pelo Governo de Pernambuco.
Apesar da defesa de políticos como o deputado estadual João Paulo (PT) e Doriel Barros (PT), o senador Humberto Costa (PT) afirmou que o apoio petista irá para João Campos.
Outro ponto seria uma falha de comunicação sobre uma agenda em Garanhuns. Aliados de Lula indicavam que o presidente inauguraria o Hospital do Amor durante sua passagem, mas o prefeito da cidade, Sivaldo Albino (PSB), afirmou que a estrutura estaria pronta em março e que a visita seria apenas uma vistoria.
Como Pernambuco é um reduto consolidado de Lula, a movimentação traria mais vantagens para aliados do que ao próprio presidente. Também há preocupações por parte da equipe de Lula sobre a segurança e controle do público em meio ao maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada.
Miguel Coelho defende aliança entre federação PP-UB e João Campos, mas Eduardo da Fonte pode ser impasse
João Campos cumpre agenda com Lula e defende Alckmin como vice novamente: "não se mexe em time que está ganhando"
Dani Portela deixa PSOL e diz que ida ao PT é movimento natural: “onde Lula estiver, eu vou”