Vereador do Cabo gera polêmica ao entregar laudos médicos; parlamentar rebate

Otávio Gaudêncio | Publicado em 28/01/2026, às 11h14 - Atualizado às 12h57

Imagem ilustrativa sobre mamografia -
COMPARTILHE:

Na última terça-feira (27), o vereador do Cabo de Santo Agostinho Sargento Almeida (PSD) publicou em sua rede social um vídeo divulgando que estariam prontos os resultados dos exames de mama feitos no bairro da Charneca. 

Segundo o parlamentar, os exames estariam disponíveis para retirada a partir desta quarta-feira (28) em uma área de sua propriedade. Além disso, no vídeo o vereador chega a folhear uma folha que tem capa semelhante a dos resultados dos exames.

Fontes que optaram por manter a anonimidade criticam ação do Sargento Almeida e afirmam que tal situação configuraria crime eleitoral e violação do sigilo médico. Para a fonte, o parlamentar estava utilizando de ação pública para se promover, visando as próximas eleições.

O site Jamildo.com procurou a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) e a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, ambas negaram envolvimento na promoção dos exames médicos. 

"Aproveitamos para ressaltar que a ação realizada pelo Governo de Pernambuco trata-se da Carreta da Mulher Pernambucana, onde os resultados dos exames são disponibilizados de forma online, garantindo sigilo e praticidade no acesso de cada usuária, visto que esta recebe um protocolo individual, que permite consultar o resultado de maneira segura", diz a nota da SES. 

No vídeo, o vereador mostra a capa das pastas que guardam os exames. Nelas está escrito "Amigos do Peito" com o fundo rosa. 

A assessoria do vereador Sargento Almeida relata que "não houve, em qualquer momento, acesso, abertura ou divulgação de exames médicos. O material manuseado no vídeo refere-se exclusivamente a lista nominal das pacientes atendidas, documento de natureza administrativa, sem dados clínicos ou sensíveis.”.

Referente à fala de entregar os exames em sua casa, a nota do político expressa que "A referência feita a “entrega em casa” diz respeito ao gabinete externo do vereador, localizado no Charneca, espaço público e conhecido da população"

Segundo o texto, a ação do mamógrafo foi integralmente realizada pelo deputado estadual João de Nadegi (PV). "O vereador Sargento Almeida atuou apenas como apoiador institucional, viabilizando a chegada da ação ao município", "O vereador não contratou, não custeou e não realizou qualquer pagamento à organização "Amigos do Peito"", completa o documento. 

O site Jamildo.com aguarda o posicionamento da organização "Amigos do Peito". Assim que a empresa responder, a matéria será atualizada. 

 

 

Leia também

Banco do Nordeste Cultural abre exposição inédita de artistas pernambucanos na Galeria Janete Costa


Com regulação da cannabis medicinal pela Anvisa, grupo pernambucano referência espera avanços


PSB cogita Simone Tebet para Governo de São Paulo, afirma João Campos