Cynara Maíra | Publicado em 23/10/2024, às 10h24
Após o Supremo Tribunal Federal (STF) anular a eleição antecipada da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que garantia a reeleição de Álvaro Porto (PSDB), aliados da governadora Raquel Lyra (PSDB) consideram que a ação garantirá uma nova vantagem para Raquel.
Isso porque, com a votação de uma nova mesa diretora, parlamentares aliados da gestora poderiam articular para tentar conquistar maior presença na administração da Alepe.
A ideia é de que, com maior presença na tomada de decisões do Legislativo, propostas da governadora ou vinculadas com os interesses do governo pudessem ser mais facilmente pautadas.
Em conversas internas com o site, aliados de Raquel se dizem otimistas com a possibilidade de assegurar maior espaço para influência do espectro político da governadora.
Apesar de compor o partido da governadora, Álvaro Porto tem atritos com Raquel, como pela briga sobre a porcentagem do orçamento que seria direcionada aos deputados estaduais.
A eleição antecipada, inclusive, também está vinculada com as tensões entre Porto e Lyra, já que o pleito ainda em 2023 tinha o objetivo de passar uma mensagem para Raquel, que supostamente estaria articulando a candidatura do deputado estadual Antônio Moraes (PSDB) para liderança na Alepe.
Fora do aspecto Legislativo, o grupo político no poder também celebra a ampliação da influência da governadora nas prefeituras, conseguindo 83 cidades ao seu lado.
Aliados da governadora ainda tem expectativa de sair vitoriosa em Paulista neste domingo (27), com as pesquisas dando ampla vantagem para seu candidato, Ramos (PSDB).
Em uma disputa mais acirrada, ainda não há certeza se Raquel conseguirá manter Olinda com Mirella Almeida (PSD).
O Recife também parece ser o futuro foco da ação do governo Raquel para conquistar maior avaliação em 2026. Como possivelmente enfrentará o prefeito da capital, João Campos (PSB), a gestora tem planos de implementar projetos direcionados ao Recife para diminuir ou contrapor os votos do socialista em seu próprio reduto.
Em conversa com o Jamildo.com, membros do governo citam que a gestora focará em melhorar a situação do Centro do Recife, voltado para os prédios abandonados ou com problemas estruturais. Planos sobre a Fábrica Tacaruna, por exemplo, já foram anunciados por Raquel Lyra.
A ideia é cuidar do patrimônio do Recife para melhorar a popularidade da governadora na Região Metropolitana, espaço que tem mais dificuldade em Pernambuco.
Mosteiro de São Bento: Governo Raquel confirma mais uma reportagem exclusiva do site
Primeiro terminal portuário 100% eletrificado da América Latina ficará em Suape
Justiça suspende decisão sobre corredor ecológico Aldeia-Beberibe e libera obras do Arco Metropolitano