TJPE decide manter condenação de ex-vereadores de Mirandiba; entenda caso

Cynara Maíra | Publicado em 10/09/2025, às 12h46 - Atualizado às 13h14

TJPE mantém condenação de ex-vereadores - Foto: Reprodução / TJPE
COMPARTILHE:

A Terceira Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) manteve, por unanimidade, a condenação dos ex-vereadores de Mirandiba Maria das Dores Xavier de Sá e Cícero Manoel da Silva por improbidade administrativa. O julgamento ocorreu nesta terça-feira (09), no Recife.

O processo apurou um esquema que ficou conhecido como "loteamento político" da Câmara Municipal de Mirandida, no Sertão do Estado.

Os parlamentares registraram em cartório um “Termo de Compromisso” para garantir a eleição alternada à presidência da Casa nos biênios de 2005/2006 e 2007/2008. O processo consta no número 0000321-71.2017.8.17.2950. 

Em troca do apoio, o acordo previa a divisão da verba de representação do cargo e a distribuição de cargos comissionados entre os vereadores que assinaram o documento que consta no cartório. 

O caso ganhou repercussão nacional e foi tema de uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, em 2008.

Decisão do Tribunal de Pernambuco

A defesa dos ex-vereadores alegou que o processo já havia prescrito e que não houve enriquecimento ilícito, além de questionar a validade do documento.

O relator do caso, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, rejeitou os argumentos e manteve a condenação. Os desembargadores Antenor Cardoso e Waldemir Tavares de Albuquerque Filho votaram com o relator.

A decisão do TJPE manteve a suspensão dos direitos políticos dos ex-vereadores por oito anos, mas ajustou o valor da multa civil. A sentença inicial determinava o pagamento de um valor correspondente a 24 meses da verba de representação.

O Tribunal reduziu a penalidade para a fração que cabia a cada condenado no esquema, equivalente a um quinto do total previsto anteriormente. 

TJPE

Leia também

Após ter empréstimo aprovado na Alepe, Raquel Lyra deve acelerar entregas na RMR


Alepe aprova criação da Frente Parlamentar pelos Direitos da População LGBTQIAPN+


Mercado publicitário promove Fórum da Propaganda de Pernambuco