Teresa Leitão diz que PT não definiu apoio à Raquel Lyra: "debate interno não começou"

Plantão Jamildo.com | Publicado em 23/01/2026, às 18h13

-
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Senadora Teresa Leitão (PT) afirmou não haver definição sobre eventual apoio do Partido dos Trabalhadores à reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD) e indicou que o debate interno ainda não foi iniciado formalmente. A declaração foi dada na sexta-feira (23), após a inauguração do primeiro Centro de Convivência da Pessoa Idosa, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife.

Antes do evento, a parlamentar participou da solenidade ao lado do prefeito do Recife, João Campos (PSB), pré-candidato ao governo estadual em 2026 e já falou em clima de despedida da PCR na coletiva de imprensa do carnaval 2026. Ao comentar o cenário político, Teresa destacou que a composição de palanques ainda gera dúvidas dentro da legenda.

Eu não sei, porque eu estou sabendo que alguns partidos de oposição ao governo do presidente Lula permanecerão nesse palanque [de Raquel Lyra]. Ainda é insuficiente, porque o debate interno no PT não começou”, afirmou.

A discussão sobre uma eventual aproximação do PT com a governadora é defendida por um grupo do partido liderado pelo deputado estadual João Paulo (PT). O parlamentar tem sinalizado o desejo de múltiplos palanques em Pernambuco, com o presidente Lula apoiando diferentes candidaturas ao governo estadual, como João Campos, Raquel Lyra (PSD) e Ivan Moraes (PSOL).

Teresa Leitão ressaltou que, enquanto não houver uma deliberação formal, as manifestações públicas refletem apenas posições individuais. Segundo ela, o tema será tratado no Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), instância que reúne dirigentes e parlamentares do partido.

Nós vamos ter reunião do GTE, que reúne todas as forças do PT e todos os mandatos. Enquanto não houver essa posição formal, o que existe são indicativos. Como o Humberto [Costa] deu, como eu dei, como Carlos Veras deu. São indicativos dentro de um processo natural”, disse.

A senadora também destacou a relevância do diálogo com João Campos, ressaltando que a conversa extrapola o cenário estadual. Para ela, a relação com o PSB tem peso estratégico na aliança nacional.

Quando a gente diz que vai conversar com o prefeito João Campos, não é apenas com o prefeito, pré-candidato possivelmente ao governo do Estado. A gente está conversando com o presidente nacional do PSB, um partido estratégico para manter a aliança com o PT nacionalmente, partido do vice-presidente da República”, afirmou.

Segundo Teresa, antes de definir posições sobre o governo estadual, o PT concentra esforços em prioridades nacionais. Ela citou como foco central a reeleição do presidente Lula e o fortalecimento das bancadas no Congresso.

O que é prioritário nesta eleição? A reeleição do presidente Lula e o aumento das bancadas no Congresso Nacional. Pernambuco hoje tem um deputado do PT. Ele é bom, mas é insuficiente para os desafios que enfrentamos diariamente no Congresso”, concluiu.

PT Teresa Leitão

Leia também

João Campos aguarda conversa com Lula para tratar de acordo nacional entre PT e PSB


Humberto Costa afirma que PT-PE tende a continuar com João Campos e que decisão sairá em breve


João Paulo diz que PT discute apoio a Raquel Lyra e volta a defender dois palanques para Lula em Pernambuco