Plantão Jamildo.com | Publicado em 11/09/2025, às 21h33
A senadora Teresa Leitão (PT-PE) se pronunciou após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de aliados pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Para a parlamentar, o resultado simboliza o encerramento de um ciclo de ações golpistas no país.
“As instituições brasileiras tomaram as rédeas do futuro democrático do nosso país. Não haverá impunidade para aqueles que atentam contra a democracia, contra a vida de quem consideram inimigos e contra as decisões soberanas do povo”, afirmou.
Segundo Leitão, o julgamento representa a vitória das instituições democráticas diante de tentativas de ruptura institucional. “Mais uma vez, a democracia e a soberania triunfaram”, disse.
A senadora também elogiou a posição da ministra Cármen Lúcia, cujo voto consolidou a maioria pela condenação de Bolsonaro. Para Teresa, o gesto tem relevância jurídica e simbólica.
“Em um país onde o machismo ainda tenta ditar as regras, a história acaba de ganhar um capítulo emblemático com o voto decisivo de uma mulher”, declarou.
Ela lembrou que Bolsonaro acumulou declarações consideradas misóginas ao longo de sua trajetória e ressaltou a dimensão política do julgamento.
“Parabéns, ministra Cármen Lúcia. O seu voto teve esse caráter simbólico. Em nome de todas as mulheres, lhe agradecemos — porque você nos representa”, concluiu.
STF condena Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado
Durante voto de Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes pede para exibir vídeo de Bolsonaro
Voto de Fux abre brecha para anulação de julgamento de Bolsonaro ?