Suspensão das redes de Pablo Marçal divide eleitores, mas contrários lideram numericamente

Cynara Maíra | Publicado em 05/09/2024, às 12h42

Redes sociais de Pablo Marçal foram suspensas - Reprodução Facebook
COMPARTILHE:

Com as ações da Justiça nas últimas semanas, o Instituto AtlasIntel produziu um levantamento com eleitores brasileiros para saber a opinião do público sobre as decisões judiciais que geraram debates no país. 

Dentre os questionamentos, a pesquisa perguntou aos eleitores o que achavam da suspensão das redes sociais do candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB), que ocorreu por determinação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) após solicitação da campanha de Tabata Amaral (PSB). 

Suspensão das redes de Marçal

Os resultados mostraram números apertados, com apenas dois pontos percentuais de diferença, mesmo número da margem de erro do levantamento. 

Apesar de tecnicamente empatados, a vantagem numérica foi dos eleitores que discordaram da decisão de suspender as redes sociais de Marçal, com 50,1% da amostra. 48,1% declarou concordar com a ação judicial, enquanto 1,7% não soube responder ou afirmou que não conhecia a decisão. 

Marçal tem causado polêmica nas eleições municipais de São Paulo, ao xingar os demais candidatos e apresentar uma postura tida pelos seus adversários como difamatórias e marcadas pelas desinformações. 

O motivo da suspensão das redes sociais do candidato foi a remuneração de cortes de vídeos do político para angariar eleitores. 

Apesar de Marçal alegar que está sendo censurado, o desembargador Claudio Langroiva Pereira, responsável por negar o último recurso do candidato, cita que o político criou um "batalhão de repetidores de conteúdo, remunerados pelo candidato ou suas empresas" para aumentar o alcance de seus materiais eleitorais. 

A pesquisa também mostrou a opinião do público sobre a suspensão do X no Brasil, o posicionamento dos eleitores com relação ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à decisão do ministro Alexandre de Moraes. 

Sobre a Pesquisa AtlasIntel

A pesquisa apresentou questionário em formato online para 1.617 eleitores entre os dia 3 e 4 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Pablo Marçal pesquisa redes sociais

Leia também

Exclusivo: TCE determina nomeação de 4.951 professores do concurso. Leia voto do relator


Gestão João Campos anula parceria com três creches conveniadas, ainda não inauguradas


Eleições 2024: com disputa entre João e Daniel, proibições já chegam nas redes sociais