Clara Nilo | Publicado em 22/10/2025, às 14h40 - Atualizado às 15h05
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), reafirmou seu compromisso com a candidatura ao Senado Federal em 2026. Na última terça-feira (21), ele afirmou estar animado e grato por todo apoio que tem recebido, assim como a confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"Em 2026, vamos disputar o Senado Federal. Não vamos mais disputar a reeleição para Câmara Federal. Estou animado e quero agradecer publicamente todas as manifestações de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças do movimento popular, do setor produtivo e ao presidente Lula pela confiança que venho recebendo para disputar o Senado", declarou o ministro.
Silvio também tem comparecido aos eventos ao lado dos eventuais adversários, como no encontro do Solidariedade, que reforçou a candidatura de Marília Arraes para vaga.
Na ocasião, o ministro afirmou que a prioridade do seu partido era eleger João Campos e o presidente Lula, independente da posição que estiverem.
À Folha de São Paulo, Silvio explicou que o seu projeto é Lula e o Brasil.
"Estou muito animado para disputar o Senado, mas, se Lula pedir pra ficar, eu fico, para ajudar a fazer andar o país. O meu projeto é o do presidente Lula em Pernambuco e no Brasil. Estou pronto para qualquer missão que a gente venha construir em 2026. Nosso desejo é o Senado, mas tomarei essa decisão junto ao presidente. Se ele quiser que eu fique no governo, eu fico, para continuar trabalhando a favor do Brasil”, explicou.
Durante o PodJá, o podcast do Jamildo.com, ele contou que a candidatura teria sido um pedido do próprio presidente. Ele também colocou que a reeleição de Humberto Costa (PT) e a sua própria eleição ao Senado seria um grande desejo de Lula.
Mesmo com federação de partidos, Miguel Coelho volta a criticar Raquel Lyra
Silvio Costa Filho diz que Brasil faz ajuste sem 'promover miséria' como Argentina
Silvio Costa Filho revela condição para desistir do Senado na eleição de 2026