Plantão Jamildo.com | Publicado em 24/09/2025, às 17h50
O presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, e o deputado federal Waldemar Oliveira realizaram nesta semana um almoço em homenagem ao senador Fernando Dueire (MDB), no qual reafirmaram a importância do trabalho do parlamentar em Brasília em favor de Pernambuco. Durante o encontro, Sebastião Oliveira colocou o partido à disposição de Dueire para a disputa pela reeleição ao Senado em 2026.
Segundo Sebastião, a atuação do senador no Congresso Nacional tem gerado resultados em áreas como infraestrutura, saúde e apoio aos municípios. “O Avante está pronto para caminhar ao lado de quem trabalha pelo nosso Estado. O senador Dueire tem prestado um serviço relevante e merece continuar representando Pernambuco no Senado“, disse.
Em publicação nas redes sociais, o dirigente afirmou: “Coloquei o nosso partido à disposição para caminhar junto com Dueire na disputa pela reeleição ao Senado em 2026. Pernambuco precisa de quem trabalha de verdade pelo nosso povo, e o senador tem feito isso com dedicação e resultados concretos.”
A movimentação política ocorre em meio à crise interna do MDB de Pernambuco. Com o presidente estadual, Raul Henry, ligado ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), virtual candidato ao governo de Pernambuco nas eleições 2026. Enquanto Dueire é aliado da candidata à reeleição, a governadora Raquel Lyra (PSD).
Pesquisas de intenção de voto para o Senado do instituto Real Time Big Data indica Humberto Costa (PT) na liderança com 22%, seguido por Silvio Costa Filho (Republicanos) com 17% e Anderson Ferreira (PL) com 15%. O senador Fernando Dueire aparece com 9%, e Jô Cavalcanti (PSOL) com 4%. Votos nulos e brancos somam 17%, enquanto 16% não souberam ou não responderam.
Outros cenários da pesquisa indicam variações: Humberto Costa oscila entre 19% e 21%, Silvio Costa Filho entre 14% e 17%, Anderson Ferreira entre 14% e 15%, e Fernando Dueire mantém entre 9% e 10% das intenções de voto.
O levantamento ouviu 1.200 pessoas entre os dias 20 e 22 de setembro, com margem de erro de três pontos percentuais.
Em busca da reeleição, Fernando Dueire, que assumiu o mandato como suplente de Jarbas Vasconcelos, já conta com o apoio de 25 prefeitos pernambucanos, fora os ex-prefeitos, garantindo presença sólida no interior.
Nesta quarta-feira (24), o prefeito de Afrânio, Cloves Ramos, e o ex-prefeito Rafael Cavalcanti declararam apoio à candidatura de reeleição do senador, destacando a destinação de emendas para obras de infraestrutura, saúde e desenvolvimento rural.
“O senador tem sido um aliado verdadeiro de Afrânio, ajudando a transformar demandas em ações concretas”, afirmou Cloves Ramos, último nome que declarou apoio à reeleição de Dueire.
Rafael Cavalcanti acrescentou: “É um apoio que nasce da confiança e do resultado. Afrânio reafirma seu compromisso com uma representação que valoriza o interior e atua com responsabilidade pelo futuro do povo pernambucano.”
MDB aprova saída da base e formaliza posição de oposição na Alepe
Senadores pernambucanos se manifestam sobre a PEC da Blindagem
Municípios do Agreste recebem novos equipamentos agrícolas para fortalecer agricultura familiar