Romeu Zema lança pré-candidatura à Presidência em evento do Novo no Recife

Plantão Jamildo.com | Publicado em 22/01/2026, às 15h57

-
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Lançamento da pré-candidatura do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), à Presidência da República será feito no Recife no próximo domingo, dia 25, durante encontro estadual do Partido Novo Pernambuco.  Evento está marcado para as 14h, no auditório do empresarial MV, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana.

A programação prevê a participação de filiados, pré-candidatos a deputado estadual e federal, empresários e apoiadores do partido no Estado. Além de Zema, confirmaram presença o presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, o presidente estadual da sigla, Técio Teles, e os vereadores do Recife Eduardo Moura e Felipe Alecrim, atual líder da oposição na Câmara Municipal.

Durante o encontro, o governador mineiro deve formalizar novas filiações ao partido em Pernambuco, com a assinatura de fichas de ingresso de pré-candidatos e lideranças ligadas ao setor empresarial.

Para o presidente estadual do Novo, Técio Teles, Romeu Zema reúne condições políticas para a disputa presidencial. “Assumiu um estado em grave crise fiscal, reorganizou as contas públicas, recuperou a economia e foi reeleito no primeiro turno”, afirmou.

Ainda segundo Teles, o Partido Novo em Pernambuco defende a construção em direção a uma direita 'lúcida'. "Quando eu faço essa crítica ou apontamento de direita lúcida ou não, é sobre uma questão de radicalismo. Do mesmo jeito que você tem às vezes grande parte da esquerda com histerismo muito grande. Não é aí que vamos ganhar o jogo", avaliou o pré-candidato a deputado estadual, em entrevista recente.

Na mesma entrevista, Técio Teles afirmou que é necessário um acordo entre a direita para avaliar o melhor caminho eleitoral. "O objetivo é tirar o PT do poder, tirar Lula e o PT da presidência do Brasil", disse. 

Quem é Romeu Zema

Natural de Araxá, no Triângulo Mineiro, Romeu Zema tem 54 anos, é administrador de empresas formado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e integrou o Grupo Zema desde 1991. Em 2016, deixou a gestão direta da empresa e, dois anos depois, filiou-se ao Partido Novo para disputar seu primeiro cargo eletivo.

Em 2018, venceu a eleição para o governo de Minas Gerais ao derrotar Antonio Anastasia (PSDB) no segundo turno. Já em 2022, foi reeleito governador no primeiro turno, com 56,18% dos votos válidos. No cenário atual, Zema é apontado como possível candidato à Presidência da República em 2026.

Candidatura à presidência

Pesquisa Genial/Quaest divulgada em 16 de dezembro mostra Romeu Zema com intenções de voto entre 4% e 6%, a depender do cenário estimulado. Em simulação de segundo tudrno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o petista aparece com 45%, enquanto o governador mineiro registra 33%.

O levantamento também evidencia o desafio de ampliar o conhecimento nacional do pré-candidato. Segundo a pesquisa, 52% do eleitorado brasileiro ainda afirmam não conhecer Zema, índice inferior ao registrado em janeiro, quando era de 62%. Apesar do avanço em visibilidade, o crescimento não se refletiu em aumento proporcional de intenção de voto.

O cenário da direita segue indefinido, com possíveis candidaturas de nomes como Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná, e Flávio Bolsonaro (PL), lançado como pré-candidato do grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Partido Novo Romeu Zema

Leia também

Pesquisa mostra vantagem de Lula, mas Tarcísio de Freitas como mais competitivo na direita


Partido Novo promove encontro no Recife com pré-candidato à Presidência Romeu Zema


Eduardo Moura participa de agenda política em Minas Gerais com governador Romeu Zema