Plantão Jamildo.com | Publicado em 27/01/2026, às 15h44
Presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB) intensificou, nos últimos meses, articulações políticas em diferentes regiões de Pernambuco com foco na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026. Vereador em segundo mandato, ele tem ampliado agendas no interior, formando alianças e anunciado parcerias com lideranças municipais.
A mais recente articulação é com o vereador do Recife Rinaldo Júnior (PSB), pré-candidato a deputado federal. Os dois oficializaram apoio mútuo para a eleição de 2026, após anos de atuação conjunta no Legislativo municipal.
A aliança, segundo comunicado ao Jamildo.com, busca ampliar a presença política do grupo tanto na Alepe quanto na Câmara dos Deputados. “Vamos unir forças para lutar ainda mais pelo povo pernambucano e buscar soluções concretas para os desafios do estado”, afirmaram em declaração conjunta.
Ainda na capital, o pré-candidato recebeu o apoio do ex-vereador Benjamim da Saúde, suplente que obteve mais de 6 mil votos na última eleição. Com atuação concentrada no bairro do Ibura, Benjamim é ligado a ações sociais desenvolvidas por meio do projeto Casas do Bem.
Romerinho também tem se aproximado de lideranças comunitárias do Recife, como Irmão Boby do Táxi, suplente de vereador na Zona Norte do Recife e pré-candidato a deputado federal.
Outras alianças foram firmadas no interior, como em Pesqueira, no Agreste. Na Mata Sul, recebeu apoio do ex-prefeito de Água Preta Eduardo Coutinho. No Sertão do Pajeú, a prefeita de Itapetim, Aline Karina, confirmou adesão ao projeto político do vereador do Recife, em movimento que contou também com o respaldo do ex-prefeito Adelmo Moura.
A movimentação de Romerinho incluiu agendas no Sertão do Araripe. Nos últimos meses, ele visitou Trindade e Araripina. A agenda teve como objetivo fortalecer vínculos políticos e ampliar o diálogo com lideranças locais.
O PSB tem 9 parlamentares na bancada, atualmente. A sigla ainda deve contar com o retorno de Júnior Matuto (PRD), Diogo Moraes (PSDB) e Waldemar Borges (MDB), que deixaram a legenda em mobilização pela CPI contra a governadora Raquel Lyra (PSD).
Apesar do bônus, também virá o ônus. Aglailson Victor, aliado da governadora, assim como France Hacker, devem partir para novos ares. Os destinos são PSD e PP, respectivamente.
Há algumas eleições o PSB vem conquistando a maioria dos assentos na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Foram 12 eleitos em 2022, 11 em 2018, 15 em 2014, 13 em 2010.
Presidente da Câmara do Recife diz que pedido de impeachment contra prefeito do Recife não se sustenta
Câmara do Recife divulga números da produção legislativa em 2025: mais de 15 mil proposições apresentadas
Romerinho Jatobá entrega obras de contenção de encostas ao lado do prefeito João Campos