Plantão Jamildo.com | Publicado em 04/12/2025, às 12h25
Raquel Lyra (PSD) entrou na trend das retrospectivas de fim de ano e publicou, nas redes sociais, nesta quinta-feira (4), uma lista com o que chamou de “maiores hits” do governo em 2025. O movimento ocorre em meio ao crescimento da presença digital da governadora, que vem registrando engajamento acima do prefeito João Campos (PSB), seu principal adversário na disputa pelo governo do Estado em 2026.
No formato inspirado no Spotify, o primeiro destaque apresentado por Raquel Lyra foi a entrega da barragem de Panelas II, em Cupira, realizada ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Gesto que pode ser considerado como mais um sinal de aproximação com o Palácio do Planalto. Na terça-feira (2), o discurso da governadora no lançamento da ampliação da Refinaria Abreu e Lima, foi apontado por setores políticos como outro indicativo desse movimento.
Presente no evento, o deputado estadual João Paulo (PT) afirmou que a governadora teve acolhimento de representantes do Executivo Nacional.
“Diria que foi um de seus momentos de maior felicidade nesses seus anos de governo”, disse. O presidente estadual do PT, Carlos Veras, que havia criticado a governadora por um afastamento do presidente Lula, avaliou positivamente o novo gesto com o Planalto. “Realmente esperamos que, como bem disse ela, que Pernambuco não falte ao presidente Lula”, declarou.
O top 5 divulgado pela governadora inclui ainda o Pix Tênis, a entrega do Hospital da Mulher do Agreste, o aumento dos investimentos em segurança pública e a conclusão de aproximadamente 1.400 km de estradas.
Um estudo técnico da agência Ativaweb divulgado no início de novembro aponta que a governadora Raquel Lyra (PSD) tem uma taxa de engajamento no Instagram três vezes superior ao prefeito João Campos (PSB), seu provável adversário na disputa pelo governo em 2026.
O levantamento, que monitora os pré-candidatos, registrou um engajamento de 0,75% para a governadora contra 0,25% para o prefeito.
Os dados podem indicar uma mudança na percepção de domínio absoluto de João Campos no ambiente digital.
O prefeito do Recife, que ultrapassou 2,4 milhões de seguidores em 2024, é tido como o "prefeito mais seguido do país" e se tornou uma referência de comunicação para a esquerda. Em janeiro de 2025, João Campos chegou a ser chamado a Brasília para auxiliar a equipe de comunicação do presidente Lula (PT), que passou a adotar estratégias do socialista.
A análise da Ativaweb, focada no Instagram entre maio e novembro de 2025, mostra que, embora João Campos tenha mais seguidores, a base de Raquel Lyra cresceu mais e é mais ativa. A governadora saltou de 1,1 milhão para 1,3 milhão de seguidores, um crescimento de 18,04% no período, enquanto o prefeito cresceu 0,73%.
Arco Metropolitano: Raquel Lyra anuncia ordem de serviço de obras para dia 12 de dezembro
Projeto de lei cria novas vagas e gestão Raquel Lyra poderá passar de 3 mil cargos em 2026
Enquanto João Campos e Raquel Lyra mobilizam acenos, Lula se mantém neutro em agenda pernambucana