Raquel Lyra anunciará investimentos em tecnologia e ciência no Recife, com novo programa de inovação

Cynara Maíra | Publicado em 22/09/2025, às 09h39 - Atualizado às 10h53

Raquel Lyra anuncia novos investimentos na área de ciência e tecnologia - Foto: Miva Filho/Secom
COMPARTILHE:

A governadora Raquel Lyra (PSD) anuncia, na tarde desta segunda-feira (22), um novo pacote de investimentos e programas para a área de ciência e tecnologia de Pernambuco.

Raquel fará os anúncios durante o Seminário Inova.PE - CTI em Ação, no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Bairro do Recife.

A governadora aproveitará o espaço vinculado com a área de tecnologia para lançar o 3º Ciclo do programa Desafios.Gov e a criação do Programa Inovação Aberta para Desafios Sociais, além de adendos ao edital do Cientista Arretado.

A agenda de Raquel Lyra nesta segunda-feira também incluiu, pela manhã, a participação no encerramento da Trilha de Liderança Inclusiva, um programa de capacitação para gestores públicos focado em diversidade, realizado na FCAP.

Segundo a gestão, o objetivo do projeto é conectar o conhecimento produzido nas universidade com empresas de tecnologia e demandas da administração pública estadual.

Os anúncios desta segunda-feira dão continuidade a uma série de investimentos na área de Ciência e Tecnologia iniciados pela gestão desde sua entrada. Em dezembro de 2024, a governadora lançou o programa Inova PE, que destinou R$ 1,04 bilhão para o setor, o maior investimento da história do estado na área.

Ao longo de 2025, a gestão estadual manteve o foco na área. Em julho, foram lançados editais que totalizaram R$ 22 milhões para institutos de pesquisa e modernização de laboratórios. Recentemente, a governadora participou da inauguração da nova sede do Porto Digital em Caruaru e a instalação do Núcleo de Empreendedorismo e Residência Digital (NERD) no Recife Antigo. 

Em entrevista para Forbes ainda em 2023, a governadora afirmou que a digitalização do estado tinha o objetivo de equilibrar a discripância do estado, que tem um polo tecnológico de referência ao nível do Porto Digital, mas sem inserir essas inovações na máquina pública. 

Raquel Lyra Ciência tecnologia

Leia também

PEC da Blindagem, ou a blindagem da impunidade


Secretário de Habitação do Recife defende mudanças na Lei de Ocupação do Solo


PEC da Blindagem: contra projeto, manifestantes fazem ato no Recife com presença de políticos da esquerda pernambucana