Raquel Lyra alfineta João Campos e diz que não está "esquentando cadeira pra eles" ou focando em eleição

Cynara Maíra | Publicado em 11/12/2025, às 09h26 - Atualizado às 09h50

Fala ocorreu durante entregue de veículos voltados para proteção da mulher - Yacy Ribeiro- SECOM PE
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Durante a entrega de mais de 100 veículos voltados para proteção de mulheres, a governadora Raquel Lyra (PSD) subiu o tom contra a oposição em fala sobre o machismo na sociedade.

Após dizer que os agressores precisariam mudar de lugar com a presença dos carros lilases circulando nas cidades, a governadora também aproveitou para criticar seus adversários. 

"Aqui também não é lugar pra acharem que estamos esquentando a cadeira pra eles. Estamos aqui pra ocupar nosso espaço", disse Raquel. 

A fala da gestora ocorreu antes que opositores começarem a criticar o uso da cor roxa nos carros entregues pelo Governo de Pernambuco por suposto vínculo eleitoral

Apesar de ter acelerado as entregas de sua gestão nos últimos meses, a governadora também negou antecipar a eleição de 2026

Raquel citou que, se fosse tratar de eleição agora, estaria perdendo o tempo para as entregas do estado. Em outra alfinetada, ela chegou a dizer que estaria fazendo "o que muitos puderam fazer e não tiveram prioridade ou coragem" para tal. 

Essa seria uma indireta para os membros do PSB, que estiveram 12 anos no poder e agora atuam como oposição à gestão da governadora. 

Veículos voltados para proteção da mulher

Na quarta-feira (10), Raquel Lyra entregou 182 veículos a serem utilizados nos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres (OMPMs). 

O investimento de R$ 15,8 milhões garantirá um carro por município, além do distrito de Fernando de Noronha. Estiveram no evento de realização 66 prefeitos, 19 vice-prefeitos e outros políticos. 

Segundo a gestão, o orçamento para Secretaria da Mulher aumentou em mais de R$ 60 milhões entre 2023 e 2025. 

Essa movimentação ocorre logo após mobilizações nacionais contra o aumento nos casos de feminicídio no país, com uma alta de mais de 20% em relação ao ano de 2024. Até novembro, Pernambuco contabilizou 82 feminicídios, já superando o valor de 2024 em quase 10 casos. 

Raquel Lyra

Leia também

Em viés de alta, Novo apresenta mais de 90 pré-candidatos para 2026


Pesquisa Real Time indica vitória de João Campos no 1º turno contra Raquel Lyra


Gestão Zeca Cavalcanti honra compromisso e paga 13º salário aos servidores de Arcoverde