Partido Novo reúne mais de 90 pré-candidatos em encontro de formação política no Recife, de olho em 2026. Eduardo Moura ajuda a animar legenda
por Jamildo Melo
Publicado em 11/12/2025, às 08h53 - Atualizado às 09h10
O partido Novo em Pernambuco fecha o ano em clima de festa, de olho no jogo de 2026.
Enquanto partidos tradicionais enfrentam dificuldades para montar suas chapas proporcionais, o Novo apareceu com um grupo que supera com folga o limite formal de candidaturas permitido pela legislação.
Segundo a legislação eleitoral, o teto de candidatos por partido e federação é de 50 nomes para deputado estadual e 26 para deputado federal.
Mesmo assim, o partido decidiu apresentar mais de 90 pré-candidatos em um treinamento promovido no Recife, em gesto estratégico.
Nos últimos dias, Eduardo Moura apareceu com 6.9% das intenções de voto para o governo do estado no levantamento mais recente da Conecta/Opindata. Hoje saiu mais uma pesquisa, de empresa nacional, colocando Moura na disputa.
Segundo fontes do partido, ao site Jamildo.com, esse número reorganizou a energia em torno do Novo em Pernambuco, e o treinamento com mais de 90 nomes ocorre exatamente nesse momento de reflexão.
O encontro de formação política aconteceu nesta quarta-feira e foi voltado aos mais de 90 pré-candidatos que disputarão as eleições de 2026.
A atividade foi realizada em parceria com o Instituto Libertas e aconteceu no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, integrando a programação da Jornada 2026.
A abertura do evento de treinamento foi conduzida pelo ex-deputado federal Tiago Mitraud, atual diretor-presidente do Instituto Libertas.
O treinamento contou com a presença do presidente estadual do Novo, Tecio Teles, além dos vereadores do Recife Eduardo Moura e Felipe Alecrim, presidentes municipais do partido e outras lideranças estaduais.
A programação contou com a presença de Cris Rando, coordenadora nacional do Mulheres pelo Novo, que destacou a importância da qualificação política e da ampliação da participação feminina no processo eleitoral.
Ao longo do dia, os participantes acompanharam painéis ministrados por especialistas, lideranças partidárias e representantes do Instituto Libertas, abordando temas como estratégia eleitoral, gestão pública eficiente, comunicação política e construção de mandatos baseados em princípios.