PSDB tira influencer de partido aliado a Raquel Lyra

Cynara Maíra | Publicado em 25/11/2025, às 08h34 - Atualizado às 09h04

Gabriel Porto participou da filiação de influenciador, anteriormente filiado ao Podemos - Alexandre Aroeira/ Divulgação
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Após a saída em massa de nomes aliados da governadora Raquel Lyra (PSD), o PSDB tenta se organizar para 2026 com a entrada de nomes vindos de outros partidos. 

Além de Diogo Moraes, ex-PSB, e uma aliança com o PRD na chapa para Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a sigla liderada pelo deputado Álvaro Porto tenta trazer nomes digitais para auxiliar no processo de transição da legenda em Pernambuco. 

Na segunda-feira (24), o antigo partido da governadora Raquel Lyra filiou o influenciador Galo Cego. Com 1,3 milhão de seguidores nas redes sociais e 800 mil inscritos no Youtube, o comunicador era filiado ao Podemos, partido aliado de Raquel. 

Em 2022, Galo Cego concorreu para vaga de deputado federal, ficando com 9.577 votos. Na última eleição, o parlamentar pernambucano com menor votação a conseguir se eleger foi Renildo Calheiros (PCdoB), com 59.686 votos

Outro famoso cotado para disputar a Câmara dos Deputados em 2026 pelo PSDB é Charles Rekson, que faz dupla com Tiringa. Já filiado ao partido tucano, o influenciador conseguiu 41.497 votos em 2022. 

PSDB tenta manter legenda

A entrada de novos nomes na disputa tenta conquistar uma vaga para legenda na Câmara dos Deputados. Na atual legislatura não há parlamentares do PSDB na bancada pernambucana.

O partido sofre nacionalmente com pequeno volume, tendo apenas 13 deputados eleitos em 2022, e com risco de sofrer com a cláusula de barreira, podendo perder o Fundo Eleitoral. 

Atualmente federado com o Cidadania, o PSDB deve romper a federação no próximo ano, mas ainda não sabe com quem poderia se unir. A legenda tentou uma fusão com o Podemos, mas diversos conflitos dificultaram o processo, que acabou encerrado. 

Um dos impasses seria em Pernambuco, já que Porto é um adversário de Raquel e deve apoiar o prefeito João Campos (PSB) em 2026, enquanto o Podemos é uma sigla fiel à governadora. 

Com a saída de Raquel Lyra do partido e a intervenção do diretório nacional na presidência estadual, a governadora levou todos os prefeitos eleitos em 2024 pelo PSDB para o PSD, que agora tem mais de 70 gestores municipais. 

Raquel Lyra PSDB Álvaro Porto Podemos

Leia também

Em colisão com a Alepe, Raquel Lyra promete pagar emendas até o fim de 2025


Dani Portela realiza solenidade da Consciência Negra no Pátio de São Pedro


OAB-PE e Receita Federal inauguram coworking e PAV da Receita em Caruaru