Clara Nilo | Publicado em 05/05/2025, às 14h44 - Atualizado às 15h50
Na tarde desta segunda-feira (5), o presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou e empossou Márcia Lopes como nova ministra no Ministério das Mulheres. Cida Gonçalves, que foi exonerada do cargo, que ocupou por dois anos e quatro meses, estava presente na nomeação.
"Eu e a ministra Gleisi Hoffmann recebemos hoje [segunda] pela manhã, dia 5 de maio, no Palácio do Planalto, a assistente social, professora e ex-ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, a quem nomeei e dei posse no cargo de Ministra das Mulheres, em substituição à companheira Cida Gonçalves, que também participou do encontro", escreveu o preisdente em seu Instagram.
Lula foi o responsável por recriar o Ministério das Mulheres após o ex-presidente Jair Bolsonaro extinguir a pasta e criar o finado Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
Com a posse de Márcia, se somam 12 alterações no quadro de ministros durante o governo Lula. A penúltlima sendo a saida de Carlos Lupi do Ministério da Previdência Social, após o escândalo do INSS, e a entrada de Wolney Queiroz em seu lugar.
Márcia Lopes é natural do Paraná, formanda em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina, onde atuou como professora. A ministra também tem título de mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC-SP).
Ela foi secretária de Assistência Social de Londrina, vereadora entre 2004 e 2008, além de secretária-executiva e secretária nacional de Assistência Social no Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).
Márcia ainda retornou ao MDS em 2010 e se tornou ministra, ficando na pasta entre abril e dezembro. EEm 2012 ela também disputou a prefeitura de Londrina, pelo Partido das Trabalhadores, mas não ganhou a eleição.
Exposição do recifense Vicente Monteiro “Vicentes – Monteiro: Entre Recife e Paris (1899–1970)” chega à São Paulo
Fernando de Noronha é destaque em roadshow internacional na Argentina
Raquel Lyra participa da aula inaugural de novo curso da Polícia Civil de Pernambuco