Prefeito do PV do Agreste declara apoio a João Campos próximo de pré-campanha contra Raquel Lyra

Cynara Maíra | Publicado em 06/01/2026, às 07h35 - Atualizado às 08h43

Júnior Vaz declarou apoio a João Campos - Divulgação
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

João Campos (PSB) começou 2026 com um novo endosso para sua ainda não oficial candidatura. Na segunda-feira (05), o prefeito de Pedra, Júnior Vaz (PV), anunciou o apoio ao nome do gestor socialista para eleição de 2026 ao Governo de Pernambuco. 

Após receber o prefeito de Pedra em sua base, João Campos citou que a ação era "motivo de muita alegria e responsabilidade" e que o seu projeto "dialoga com todas as regiões do estado e com lideranças que acreditam na política como instrumento de transformação". 

A declaração de Júnior ocorreu durante visita do prefeito do Recife ao Agreste de Pernambuco, junto à ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade). 

Começamos 2026 com gás total. 2025 foi um ano de muita construção e diálogo e agora estamos iniciando um novo ciclo, agregando cada vez mais forças e consolidando um projeto que está sendo desenhado junto com os pernambucanos, do litoral ao sertão", declarou Marília, que pleiteia uma vaga ao Senado ao lado do primo. 

Posição do PV em Pernambuco 

Apesar do PV compor a Federação Brasil da Esperança com o PCdoB e o PT, legendas mais próximas de João Campos, o Partido Verde em Pernambuco está dividido. O presidente estadual da legenda, deputado Clodoaldo Magalhães, por exemplo, está do lado da governadora Raquel Lyra (PSD). 

Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Joaquim Lira (PV) e João de Nadegi (PV) atuam ao lado do Governo de Pernambuco, enquanto Gilmar Júnior (PV) é oposição à governadora. 

Mobilizações de João Campos

João aumentou as mobilizações explícitas no final de 2025, com declarações de apoio de diversos políticos no interior. A ideia do prefeito do Recife é tentar capilarizar seus apoios para o Agreste e o Sertão, áreas que a governadora Raquel Lyra tem maior eleitorado. 

Além de Júnior, o prefeito de Santa Cruz, Cachoeira (Avante) também divulgou a aliança com João Campos na primeira semana de janeiro, em dissidência ao Avante, que migrou para base de Raquel Lyra no começo de 2025. 

Ainda no ano passado, o líder da capital pernambucana conseguiu captar dois nomes do PSD para o seu lado, o prefeito de Xexéu e a gestora de Jupi, ambos da Mata Sul. 

O site está montando um infográfico interativo com os endossos dos prefeitos em relação a João Campos e Raquel Lyra. O material ainda está em atualização: 

João Campos Raquel Lyra eleição 2026 pv

Leia também

Procon intensifica fiscalização em Porto de Galinhas contra práticas abusivas, após agressões a turistas


Racha na direita: Mano Medeiros abandona os Ferreira e redesenha o jogo político em Jaboatão


CCLJ da Alepe faz balanço do ano e celebra quase 900 matérias apreciadas em 2025