Plantão Jamildo.com | Publicado em 23/08/2025, às 10h59
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), confirmou que tem recebido manifestações de apoio para disputar uma das vagas ao Senado em 2026. Em entrevista ao PodJá - o podcast do Jamildo, ele afirmou que a possibilidade está sendo avaliada em diálogo com lideranças políticas e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Quero agradecer as manifestações de apoio que estou recebendo para disputar o Senado em 2026. Aprendi que gratidão se retribui com gratidão, mas, sobretudo, com muito trabalho. Muitos prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e demais lideranças”, iniciou.
Silvinho - como é chamado no meio político - destacou que sua trajetória política começou cedo, tendo sido vereador mais jovem do Recife, deputado estadual, secretário de Estado, deputado federal e atualmente ministro. “Estou construindo com o presidente Lula uma relação ainda maior. Sempre votei no presidente Lula e ele tem me estimulado para que a gente dispute o Senado aqui em 2026", disse.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, evidenciou que a eleição para o Senado em 2026 tende a ser uma das mais disputadas. Líderes do bolsonarismo buscam ampliar sua bancada na Casa Alta para viabilizar processos como pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Lula precisa eleger senadores da sua confiança e que vão contribuir com o seu governo. Na hora certa, sentaremos à mesa para tomar uma decisão conjunta em relação a 2026, ao lado do prefeito João Campos e, naturalmente, do senador Humberto Costa, que é uma prioridade de Lula”, afirmou.
Questionado sobre a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), com quem se encontrou recentemente, Silvio disse considerar legítima a pré-candidatura dela ao Senado. “É um nome muito qualificado. Tenho muito carinho e apreço por ela”, declarou.
Assim como Silvio, Marília busca espaço em um eventual palanque de João Campos. A prioridade do PT, no entanto, é a reeleição do senador Humberto Costa, considerada central tanto pelo partido quanto pelo presidente Lula. Dessa forma, uma segunda vaga poderia ser disputada por três nomes já colocados: Silvio Costa Filho, Marília Arraes e Miguel Coelho (União Brasil).
A construção de unidade apresentada por Silvinho também menciona outras possíveis candidaturas, citando Miguel Coelho e o senador Fernando Dueire (MDB), candidato à reeleição. “Vou trabalhar muito para que o MDB, liderado por Raul Henry, e a federação União-Progressistas, liderada por Eduardo da Fonte, também pré-candidato ao Senado, possam estar com a gente nas eleições de 2026.”
Dueire, no entanto, está em uma ala do MDB aliada a governadora Raquel Lyra. Assim como o PP de Eduardo da Fonte, que é da base da governadora e possui cargos no governo, inclusive no secretariado.
O ministro também reafirmou apoio à candidatura de João Campos (PSB) ao Governo de Pernambuco. “Estaremos com o futuro governador de Pernambuco, João Campos. Ele está pronto para ser governador de Pernambuco", disse o ministro.
Apesar de ser um nome mencionado pelos aliados e nas principais pesquisas de intenção de voto, o prefeito do Recife, que tem até meados de abril para renunciar a o cargo, ainda não se manifestou publicamente em uma pré-candidatura ao Palácio do Campo das Princesas.
Ainda no PodJá, Silvio Costa Filho afirmou que, caso eleito, "João Campos será até melhor que o ex-governador Eduardo Campos, porque ele aprendeu com o pai uma visão de Pernambuco."
A justificativa do ministro é que o período da prefeitura ajuda João Campos. "Quando Eduardo Campos foi governador, não chegou a ser prefeito. A bagagem de João Campos como prefeito do Recife, administrando uma cidade tão complexa como essa, está dando a ele uma experiência muito grande para chegar muito preparado para ser governador de Pernambuco”, declarou.
O episódio completo do PodJá com Silvio Costa Filho vai ao ar neste sábado (23), às 14h. Na entrevista, ele fala sobre governo Lula, eleições de 2026, avaliação da pesquisa Quaest de agosto.
Eleições 2026: Silvio Costa Filho garante apoio do prefeito de São Caetano para disputar o Senado
Após veto de Lula em projeto que aumenta número de deputados, políticos pernambucanos repercutem ação
Pré-candidato ao Senado, Silvio Costa Filho reforça apoio a aeroporto em Goiana