Pesquisa mostra melhora na aprovação de Lula, mas derrota para maioria da direita em 2º turno

Cynara Maíra | Publicado em 28/10/2025, às 07h38

Presidente Lula lidera em todos os cenários para 2026, diz Quaest - Ricardo Stuckert/PR
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Uma nova pesquisa nacional da Futura Inteligência divulgada na segunda-feira (27) aponta uma leve melhora na avaliação do governo do presidente Lula (PT) em outubro, mas a rejeição ao petista permanece acima dos 50%.

O levantamento também indica um cenário eleitoral desafiador para o presidente em 2026, com derrotas na maioria das simulações de segundo turno.

Os dados contrastam com a performance de Lula nas redes sociais. Um estudo recente da Nexus (com dados até julho) mostrou o protagonismo digital do presidente nas principais plataformas, como Tiktok e Instagram. 

A avaliação Ruim/Péssima do governo Lula caiu de 48,5% em setembro para 44,9% em outubro. 

Enquanto isso, a aprovação (Ótimo/Bom) subiu de 24,2% para 32,9% no mesmo período. Apesar da melhora, a desaprovação geral ao governo é de 53,8%, contra 40,7% que aprovam.

A rejeição pessoal a Lula atinge 50,4%, e 52,3% dos entrevistados acreditam que o Brasil está "indo para o caminho errado".

Cenários para Eleição Presidencial de 2026

Na pesquisa espontânea de intenção de voto (quando não são apresentados nomes), Lula lidera com 27,6%, seguido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (atualmente inelegível), com 21,0%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece com 4,6%.

Nos cenários estimulados de primeiro turno, a disputa se mostra acirrada:

Simulações de Segundo Turno

O principal desafio para Lula, segundo a Futura Inteligência, está no segundo turno. O presidente perde na maioria dos confrontos diretos simulados em outubro:

Lula venceria apenas contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (40,3% x 38,6%), e contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (36,2% x 37,7%, empate técnico com Zema numericamente à frente).

Lula pesquisa eleição 2026

Leia também

Defesa de Bolsonaro tem até hoje (27) para recorrer da condenação no STF


Humberto Costa afirma que foco está na reeleição de Lula e 4º mandato será "ainda melhor"


Durante ausência de Raquel Lyra, Ricardo Paes Barreto entrega casa reformada na Comunidade do Bode