Humberto Costa afirma que foco está na reeleição de Lula e 4º mandato será "ainda melhor"

O senador tem intensificado as agendas em Pernambuco, visando a própria reeleição, e defendeu ampliação da base do governo no Congresso

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 27/10/2025, às 14h58 - Atualizado às 15h16

Humberto e Lula sorrindo
O senador afirmou estar focado na reeleição do presidente - Ricardo Stuckert / PR

O senador Humberto Costa (PT) afirmou, neste sábado (25), que um eventual quarto mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá ser “ainda melhor” caso o governo consiga, em 2026, fortalecer sua base no Congresso Nacional. A declaração ocorreu durante encontro com agricultores familiares em Moreno, na Região Metropolitana do Recife.

Segundo o parlamentar, a atual correlação de forças no Legislativo impõe barreiras à agenda do Palácio do Planalto, mas a mobilização política e a proximidade com a população podem alterar esse cenário nas próximas eleições.

“Estamos construindo agora as bases para que o próximo mandato do presidente Lula seja de conquistas ainda mais profundas para o povo brasileiro”, afirmou ele.

“A atual composição do Congresso impõe dificuldades, mas temos a chance de mudar isso em 2026", explicou o senador. 

Giro pelo estado

No último fim de semana, Humberto cumpriu agenda em cidades do Grande Recife, Agreste e Sertão, como Carnaíba, Triunfo e São Bento do Una. O roteiro incluiu:

  • entrega de uma retroescavadeira ao Assentamento Che Guevara, em Moreno

  • participação na Festa de Zé Dantas, em Carnaíba, ao lado do prefeito Berg Gomes (PSB)

  • encontros com os prefeitos Aleudo Benedito (Serrita), Alexandre Batité (São Bento do Una) e Luciano Bonfim (Triunfo)

Após a reunião, Bonfim (PSDB) declarou apoio à reeleição de Humberto, o que o senador classificou como um gesto relevante para sua campanha.

“É um apoio muito importante, o prefeito Luciano é uma referência", disse ele. 

Estratégia eleitoral

As viagens de Humberto Costa fazem parte da estratégia nacional do PT para consolidar palanques regionais e preparar o terreno para as eleições presidenciais. Ele reforçou que pretende disputar um novo mandato no Senado com o objetivo de ampliar o suporte ao governo Lula

"A vitória do presidente Lula é fundamental para o Brasil. Todas as nossas energias e candidaturas estarão voltadas para esse objetivo", destacou.