Yan Lucca | Publicado em 23/12/2024, às 11h00
Em artigo enviado à imprensa, o vereador Samuel Salazar (MDB), líder do governo na Câmara Municipal do Recife, apresentou um balanço dos últimos quatro anos de atuação legislativa.
Entre 2021 e 2024, a Casa de José Mariano aprovou 216 proposições enviadas pelo Executivo, incluindo 212 Projetos de Lei, dois Projetos de Emenda à Lei Orgânica e dois Projetos de Lei Complementar. Para Salazar, o marco histórico reflete o fortalecimento do diálogo entre os poderes e o impacto positivo das políticas públicas na capital pernambucana.
De acordo com Salazar, este feito é histórico, uma vez que de forma inédita todos os projetos enviados pelo Executivo Municipal foram aprovados pela Câmara de Vereadores.
"Esse feito não é apenas um marco político, mas uma demonstração concreta de que a articulação e o diálogo entre os poderes podem trazer avanços significativos para a vida dos recifenses", disse o parlamentar em um trecho do artigo.
Entre os avanços apontados, Salazar ressaltou iniciativas como o Auxílio Municipal Emergencial (AME), que garantiu apoio a artistas, catadores e comerciantes durante a pandemia, e o Crédito Popular do Recife, que impulsionou pequenos empreendedores. Na saúde, o vereador destacou o progresso nas obras do Hospital da Criança e o reajuste salarial dos profissionais da área. Na educação, mencionou a ampliação de escolas em tempo integral e a valorização dos professores por meio do Bônus de Desempenho Educacional (BDE).
No artigo, Salazar também enfatizou a importância do programa Recentro, voltado à revitalização do centro histórico do Recife.
"Nosso compromisso com o Recife também se estendeu ao coração da cidade. É fato que a situação do centro só será resolvida a médio e longo prazo, mas o Recentro trouxe um novo olhar para bairros históricos como Santo Antônio e São José, revitalizando espaços urbanos, incentivando a economia local e criando oportunidades de moradia digna. Esse programa é um exemplo de como podemos unir passado e futuro, preservando nossa história enquanto avançamos no desenvolvimento. Esses projetos refletem uma gestão que não se limita a atender demandas emergenciais, mas também constrói um futuro de inclusão e oportunidades para todas as classes sociais", disse.
"Como líder do governo, foi uma honra representar o prefeito João Campos (PSB) e articular o diálogo necessário para que todas essas conquistas se tornassem realidade. Esse marco histórico é resultado do esforço coletivo de um Legislativo comprometido com as demandas da população e de um Executivo guiado pelo compromisso com a transformação social", completou o parlamentar.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Em entrevista ao PodJá – O Podcast do Jamildo, Salazar reafirmou sua lealdade ao prefeito João Campos (PSB), ressaltando o alinhamento político e a importância de continuar trabalhando juntos pelos avanços da capital pernambucana. "Vou ajudar João Campos independente da missão que ele me delegue [..] quem manda é João", declarou.
Na entrevista, o vereador ainda comentou sobre temas polêmicos, como o armamento da Guarda Municipal, defendendo que decisões nessa área precisam ser tomadas com cautela. "A vida não volta. Tem vários policiais que fazem mal uso da arma, então precisa de cautela", explicou.
Com o cenário político se desenhando para 2026, Samuel Salazar reforçou sua disposição em colaborar com os projetos do Executivo e sua confiança na liderança de João Campos.
Para assistir ao episódio completo, você pode acessar pelo YouTube ou pelos principais tocadores (Spotify e Deezer):
Mirella já tem nova marca para gestão em Olinda
Prefeita reeleita de Igarassu anuncia primeiro secretário de nova gestão
Exclusivo: falta de cirurgiões pediátricos leva Raquel Lyra a autorizar medidas emergenciais e extraordinárias