No Senado, Dueire consegue aprovação de empréstimo para cidade Rio Grande (RS)

Yan Lucca | Publicado em 09/07/2024, às 17h30

Senador Fernando Dueire (MDB-PE) foi o relator - Foto: Agência Senado
COMPARTILHE:

Nesta terça-feira (9), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou a mensagem (MSF) 15/2024, autorizando a União a garantir um empréstimo de 58,5 milhões de euros da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para a cidade de Rio Grande (RS).

Com a aprovação da urgência na comissão, o texto, relatado pelo senador Fernando Dueire (MDB-PE), segue diretamente para o Plenário.

A iniciativa visa financiar o Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado e Sustentável da Cidade de Rio Grande, conhecido como Rio Grande 2030, que beneficiará diretamente os 190 mil moradores do município.

Entre as ações previstas estão a expansão do saneamento básico, criação de empregos para a população de baixa renda e distribuição de bicicletas e kits para comunidades carentes.

O programa também inclui intervenções ambientais, como operações de segurança hídrica, conservação de solos e nascentes, promoção da sustentabilidade e manejo da biodiversidade.

Segundo Dueire, os investimentos ambientais têm como principais objetivos preservar o meio ambiente e conectar a população a áreas verdes, além de mitigar alagamentos e melhorar os sistemas de drenagem pluvial da cidade.

"No que tange aos benefícios auferidos com os investimentos no componente meio ambiente, tem-se como principais objetivos garantir a preservação ambiental e a conexão da população com áreas verdes e de interesse ambiental por meio de infraestrutura qualificada. Destaca-se a mitigação dos alagamentos e a ausência de sistemas adequados de drenagem pluvial no município", afirmou o Senador.

Empréstimos Internacionais

O aval da União para empréstimos internacionais é essencial para que governos locais possam implementar projetos estruturantes.

Dueire, que já aprovou ajuda internacional para o Recife, Pernambuco, Piauí e para o BNDES em obras de infraestrutura hídrica no semiárido nordestino, agora direciona esforços para apoiar Rio Grande, no Rio Grande do Sul, que sofreu recentemente com graves inundações.

"É uma ajuda urgente para uma situação de calamidade. Fará uma grande diferença na reconstrução da cidade, que tem mais de 200 mil habitantes", afirmou o senador.

Jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, especializado em política e economia, que foi titular do blogdejamildo.com.br no Jornal do Commercio.

Rio Grande do Sul Rio Grande 2030 Fernando Dueire

Leia também

Ministério do Trabalho quer que condomínios dedurem emprego informal


"Vamos debater Olinda"; Izabel Urquiza se esquiva de polarização e foca em área técnica


Eleições 2024: PL trará Nikolas Ferreira como reforço nas candidaturas em Pernambuco