Em uma movimentação marcada por figuras da direita de PE, o encontro do PL Jovem trará o deputado Nikolas Ferreira como reforço para as eleições no estado
por Cynara Maíra
Publicado em 09/07/2024, às 09h19
O Partido Liberal (PL) de Pernambuco se prepara para evidenciar a sigla no Estado com as proximidades das eleições municipais, principalmente na Região Metropolitana do Recife (RMR).
Dentre as mobilizações, o PL já tem planos para este sábado (13) com o Encontro do PL Jovem no Recife em parceria com o "Movimento Conservador Te Liberta Olinda".
Com presença marcada dos deputados estaduais Abimael dos Santos (PL/PE) e Coronel Feitosa (PL/PE) e do presidente estadual da sigla, Anderson Ferreira, o evento trará pré-candidatos da sigla nas disputas municipais ao redor do estado.
Um dos principais expoentes será o ex-ministro do Turismo e pré-candidato para Prefeitura do Recife, Gilson Machado (PL), que já foi confirmado no local e segue em segundo lugar nas pesquisas pelo Executivo da capital pernambucana, empatado com Daniel Coelho, do PSD.
Para fortalecer a movimentação, o PL levará o deputado federal Nikolas Ferreira (PL/MG), um dos nomes de maior destaque na legenda em âmbito nacional.
Com a participação do grupo conservador de Olinda, especula-se a possibilidade de que a pré-candidata do partido à Prefeitura de Olinda, Izabel Urquiza (PL), participe do evento.
Em resposta ao questionamento do site, a organização do evento confirmou a participação da pré-candidata Izabel Urquiza. Tal cenário reforça o papel de unir representantes do PL em um palanque junto a lideranças bolsonaristas nacionais.
A tática do PL estadual de trazer nomes do cenário político nacional, principalmente alinhados ao bolsonarismo não é nova.
Ainda em maio, o partido trouxe o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em um evento com os pré-candidatos do partido nas cidades de Caruaru, Olinda, Recife e Cabo de Santo Agostinho.
O próprio Eduardo cita que os pré-candidatos de Pernambuco "querem colar na imagem de Jair Bolsonaro para sair nas eleições" e alavancar os simpatizantes do ex-presidente.
Também já há especulações de que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) subirá no palanque de Izabel Urquiza. Michelle já fez o mesmo com a pré-candidata Lara Cavalcanti (PL), em Petrolina.
Mesmo que a pré-candidata em Olinda aposte em um discurso mais ameno, muitos consideram que a demarcação da polarização poderá ser diferencial na disputa com os demais concorrentes.
Esse reforço nas pautas ideológicas é uma das principais apostas da candidatura de Gilson Machado, que concorrerá com João Campos em um momento de alta aprovação popular, como mostrou a pesquisa Datafolha.
O site jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, que liderou o Blog de Jamildo no Jornal do Commercio (JC).
Leia também
@blogdojamildo