Cynara Maíra | Publicado em 30/01/2026, às 10h52 - Atualizado às 11h31
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu um roteiro para o Carnaval de 2026 que passa por três capitais estratégicas na corrida eleitoral de 2026 e alguns dos três maiores polos carnavalescos do país.
A agenda inclui visitas a Recife, Salvador e Rio de Janeiro. O objetivo é demonstrar vitalidade para um eventual quarto mandato e realizar gestos políticos aos aliados regionais.
No Recife, Lula aceitou o convite do prefeito João Campos (PSB) e participará do Galo da Madrugada no sábado de Zé Pereira.
A presença do petista ao lado do socialista ocorre em meio à disputa pela hegemonia política em Pernambuco. O presidente também mantém proximidade com a governadora Raquel Lyra (PSD), que buscará a reeleição e deve enfrentar Campos nas urnas.
O presidente do PT em Pernambuco, deputado federal Carlos Veras, confirmou a participação de Lula no bloco.
"A festa vai ficar ainda mais animada com a participação do folião mais querido do Brasil. Em breve, a gente vai informar a programação completa", declarou Veras.
Em Salvador, o cenário é de apoio a uma chapa "puro sangue" do PT tanto para o Executivo quanto para o Senado. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) tentará a reeleição contra ACM Neto (União Brasil), como também ocorreu em 2022.
A chapa deve contar com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e o senador Jaques Wagner (PT) na disputa pelas vagas ao Senado. O prefeito da capital baiana, Bruno Reis (União Brasil), mantém uma postura mais independente, embora seu grupo tenha recebido apoio do PL em 2024.
No Rio de Janeiro, Lula assistirá aos desfiles das escolas de samba no domingo, na Marquês de Sapucaí. O presidente ficará no camarote da prefeitura ao lado de Eduardo Paes (PSD). O prefeito carioca é um aliado central e deve apoiar a reeleição de Lula, apesar de o PSD nacional manter a possibilidade de candidatura própria. A escola Acadêmicos de Niterói, primeira a desfilar no domingo, fará uma homenagem ao petista.
Após o feriado, Lula inicia um roteiro internacional. Na terça-feira de Carnaval (17), o presidente embarca para a Índia, onde permanece até o dia 21. Em seguida, visitará a Coreia do Sul entre 22 e 24 de fevereiro.
Em março, fará uma viagem a Washington, nos Estados Unidos, para um encontro com o presidente Donald Trump.
A vinda de Lula ao Recife acirra a disputa pelo apoio presidencial no estado. Segundo afirma Carlos Veras, o PT local trabalha com a tese de um palanque único liderado pela Federação Brasil da Esperança, mas não descarta o apoio informal de outros candidatos.
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, liberou os diretórios estaduais para formar alianças conforme a conveniência local. A declaração abre caminho para que Raquel Lyra compartilhe palanque com Lula, caso julgue politicamente vantajoso.
"A lei permite. Se o PT estiver apoiando Eduardo Paes no Rio, por que ele não vai no palanque do candidato petista?", questionou Kassab em entrevista à GloboNews.
Carlos Veras diz que PT terá um único palanque em Pernambuco: em “sintonia com Lula”
PSD libera Raquel Lyra para eventual palanque com Lula
PT-PE confirma vinda de Lula para o Galo da Madrugada, no Carnaval do Recife