Cynara Maíra | Publicado em 11/07/2024, às 08h13
Faleceu nesta quinta-feira (11) às 03h40 a ex-primeira-dama de Pernambuco Magdalena Arraes, viúva do ex-governador Miguel Arraes. Magdalena morreu em casa aos 95 anos.
Segundo informações obtidas pelo site, Magdalena já estava em cuidados paliativos há algum tempo. A ex-primeira-dama tinha Alzheimer e faleceu de causas naturais.
O falecimento da ex-primeira-dama ocorreu próximo ao aniversário de falecimento de seu marido. Miguel Arraes morreu no dia 13 de agosto de 2005.
A família divulgou uma nota conjunta em que os filhos, netos e bisnetos de Magdalena comunicaram e lamentaram o falecimento.
"Mada foi um exemplo de amor e dedicação, deixando um legado de bondade e generosidade. Sua partida deixa uma saudade imensa em todos que tiveram a honra de conhecê-la", apresentou os familiares em nota.
A família também agradeceu as mensagens de apoio e carinho após a perda e citou que o momento é de "dor e saudade".
O velório será na sexta-feira (12) na Capela do Cemitério Santo Amaro a partir das 8 horas, com enterro às 11 horas.
A trajetória de Magdalena ao lado de Arraes no Governo de Pernambuco e durante o período da Ditadura Militar já foram registrados em uma biografia com relatos da própria ex-primeira-dama.
O livro "Magdalena Arraes— A Dama da História" do jornalista Lailson da Holanda Cavalcanti e a historiadora Valda Colares foi lançado em 2015 pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).
Magdalena foi a segunda esposa do ex-governador Miguel Arraes. O casal se conheceu na década de 1960.
A linhagem de Magdalena e Miguel marca o cenário político de Pernambuco. A viúva de Arraes é avó do ex-governador Eduardo Campos, do pré-candidato para prefeitura de Olinda Antônio Campos (PRTB) e da ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), alémde ser bisavô do prefeito do Recife, João Campos (PSB).
A terceira filha de Marília Arraes, Maria Magdalena, nascida em 2023, foi nomeada em homenagem à bisavó.